Donatello

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

Destacando-se como um dos maiores escultores do período do Renascimento Italiano, Donato di Niccaló di Betto Bardi, adotou o nome artístico de Donatello.

Escultura de Donatello na Galleria degli Uffizi (Florença, Itália). Foto: Millionstock / Shutterstock.com

Nascido em Florença na Itália por volta de 1386 passou a infância e adolescência nessa cidade e teve seus primeiros contatos com a arte ainda jovem numa oficina de ourives e na oficina de um artista italiano chamado Lorenzo Ghiberti. Por algum tempo foi assistente desse artista e teve a oportunidade de acompanha-lo na execução das portas de bronze do Batistério San Giovanni em Florença, composta de duas portas, uma norte ilustrando o Novo Testamento e a porta sul representando o Velho Testamento.

No início do século XV entre os anos de 1402 e 1403, Donatello foi para Roma a fim de estudar a arquitetura de prédios daquela cidade juntamente com o artista Filippo Brunelleschi. De volta a Florença dedicou-se a esculturas de cunho religioso, especialmente santos.

Uma de suas obras mais famosas é “São Jorge”, sua primeira encomenda de maior relevância, encomendada pela Associação dos Armeiros e destinada para um nicho do lado de fora de uma igreja. Esta obra, assim como tantas outras de Donatello, sugere rigor no acabamento da figura humana, resultado de um estudo de observação aprofundado da natureza da figura humana.

"São Jorge" - Donatello (Igreja de Orsanmichele - Florença, Itália). Foto: lauradibi / Shutterstock.com

Aliás esta característica era frequente entre os artistas desse período. Não era mais interessante repetir padrões de seus antecessores, mas assim como gregos e romanos, era pertinente e estimulante estudar a fundo a figura humana com todos os seus contornos, músculos e articulações. Para tanto estudavam em seus ateliês com modelos vivos nas mais variadas posições. Com isso Donatello deu as suas figuras escultóricas dimensões humanas, expressões e sentimentos.

Donatello também fez esculturas em bronze como a obra “Davi”, uma escultura de 158 cm representando o jovem Davi logo após abater o gigante Golias, encomendada, assim como outros tantos trabalhos de Donatello, pela família Médici, mecenas que durante o Renascimento financiavam trabalhos de artistas. Além de esculturas em bronze, Donatello também se destacou na criação de esculturas em madeira como a obra “Madalena”.

"Madalena" - Donatello (Museu do Duomo - Florença, Itália). Foto: E. R. Meeks / Shutterstock.com

Vale ressaltar que Donatello exerceu sua profissão em varias cidades da Itália como Florença, Roma, Nápoles, Siena e Pádua. Entre suas principais esculturas estão: Habacuc; são Marcos; São João Evangelista; São Ludovico em Tolosa; Profetas; Gattamelata; O banquete de Herodes; Tabernáculo de São Jorge; Tabernáculo do Sacramento; entre outras.

Donatello faleceu em 13 de dezembro de 1466 e foi enterrado na Basílica de São Lourenzo, ao lado de seu mecenas Cosimo de Médici.

Referências:

GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Arquivado em: Biografias, Escultura