Justin Trudeau

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Justin Pierre James Trudeau é político, professor e primeiro-ministro do Canadá eleito em 2015.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá. Foto: Art Babych / Shutterstock.com

Nascido em Ottawa no Canadá, dia 25 de dezembro de 1971. Filho de Pierre Elliott Trudeau, primeiro-ministro do Canadá durante 15 anos e de Margaret Sinclair. Seus pais se divorciaram quando ele tinha 5 anos e a sua guarda foi dada ao pai. Assim, Trudeau acompanhou desde cedo o cenário político durante a campanha de seu pai. Com apenas 4 meses foi brindado por Nixon, presidente dos Estados Unidos na época, como o “futuro primeiro-ministro do Canadá” durante um evento de gala. Em sua infância visitou cerca de 50 países, foi apresentado à rainha Elizabeth II e viveu situações inusitadas para uma criança. Formou-se em literatura na Universidade McGill em 1994 e concluiu um programa de educação pela Universidade da Colúmbia Britânica em 1998.

Trabalhou como professor de francês, inglês, matemática e dramaturgia para alunos do ensino médio por três anos. Foi instrutor de yoga, snowboard, tentou lutar boxe e também ser ator. Depois ingressou na faculdade de engenharia, mas desistiu. Após o falecimento de seu pai em 2000, Trudeau tornou-se membro ativo em manifestações, participando do movimento da juventude do Partido Liberal. Cursou mestrado em geografia ambiental na Universidade MCGill de 2004 a 2005. Casou-se com sua amiga de infância Sophie Grégoire em 2005, com quem tem três filhos.

Ocupando uma posição de liderança no ativismo político durante alguns anos, em 2007 concorreu nas eleições para o Parlamento do Canadá. Foi eleito em 2008 e reeleito em 2011, representando o distrito de Papineau, em Montreal. Em 14 de abril de 2013, foi eleito líder do Partido Liberal do Canadá, ganhando mais destaque no cenário político. O próximo passo foi sua grande aprovação popular nas eleições gerais de 2015, sendo designado como o 23º primeiro-ministro do país. Foi o segundo primeiro-ministro mais jovem a ocupar essa posição, com 43 anos de idade. Em 2016 anunciou um plano de 12 anos de investimentos, totalizando US$ 143 bilhões. O plano abrangia melhorias para o transporte público, boas condições de infraestrutura nas comunidades rurais e na região norte do Canadá, além da implantação de moradias populares e infraestrutura verde no país. O governo também planejou criar um banco de investimentos para ajudar nos financiamentos dos sistemas públicos.

A economia do Canadá obteve crescimento com a gestão de Trudeau e o desemprego permaneceu baixo. O déficit que o político encontrou nas contas públicas permaneceu, mas apesar disso, conquistou muitas melhorias e avanços para o Canadá, sendo considerado um forte candidato à reeleição.

Como consenso geral, Trudeau detém grande aceitação da população, é carismático e tem humor inteligente. Defende o livre comércio, os direitos das mulheres, a população indígena, a legalização da maconha, a diversidade sexual, é contra o banimento de refugiados e é ativista de preservação ambiental. Constantemente participa de palestras e eventos voltados ao meio ambiente e à juventude. Presidiu a cadeira de Katimavik, fundo de caridade que incentiva o trabalho voluntário e fomenta a educação de jovens canadenses. Trudeau também fez parte da comissão Canadian Avalanche Foundation, fundação que promove a segurança em eventos esportivos e arrecada investimentos financeiros para o sistema de aviso de avalanches. O político é considerado também um grande influenciador digital. Sempre presente nas redes sociais, faz muitas postagens, interagindo e conectando-se com a população mundial. Em 2018 foi citado pela Forbes como a 57ª pessoa mais influente do mundo.

Fontes:

https://etacanadavisa.com.br/post/conheca-justin-trudeau-o-primeiro-ministro-do-canada/

https://biografieonline.it/biografia-justin-trudeau

https://claudia.abril.com.br/sua-vida/conheca-justin-trudeau-o-homem-que-esta-desafiando-o-status-quo/

Arquivado em: Biografias