Neil deGrasse Tyson

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Neil deGrasse Tyson é um astrofísico, escritor e comunicador americano, figura influente na divulgação e popularização da ciência na mídia. Foi colunista, apresentador de um programa de educação cientifica e de uma série de documentários na televisão. Seus estudos envolvem formação e evolução estelar, cosmologia e astronomia galáctica. Desde 1996 é diretor do Planetário de Hayden, que faz parte do Museu Americano de História Natural na cidade de Nova York.

Neil deGrasse Tyson nasceu dia 5 de outubro de 1958 na cidade de Nova York, Estados Unidos. É o segundo dos três filhos da gerontologista Sunchita Feliciano Tyson e do sociólogo Cyril deGrasse Tyson. Foi criado no Bronx e começou a se interessar por astronomia aos 9 anos, após visitar o Planetário de Hayden.

Tyson concluiu seus estudos iniciais em 1976 na Bronx High School of Science, instituição especializada em ciências e matemática. Durante a adolescência se destacou junto à comunidade de astronomia, dando palestras sobre o tema quando tinha apenas 15 anos. Foi convidado pelo renomado astrônomo Carl Sagan da Universidade de Cornell para programas de graduação, mas Tyson decidiu cursar física na Universidade de Harvard.

Na sequência concluiu o doutorado em astrofísica na Universidade de Columbia, em 1991. Enquanto fazia pós-doutorado na Universidade de Princeton, começou a trabalhar no Planetário Hayden. Paralelamente Tyson ocupou funções de pesquisa nas Universidades de Maryland e Princeton e também no Museu Americano de História Natural. Em 1995 iniciou uma coluna na revista Star Date, tirando dúvidas sobre o universo durante dez anos.

Após esse início a carreira de Tyson não parou mais. O astrofísico escreveu diversos artigos científicos, livros sobre astronomia, apresentou programas de rádio, participou de programas de TV e foi convidado para diversas palestras.

Em 2001 foi nomeado conselheiro para uma comissão sobre o futuro da indústria aeroespacial, pelo então presidente George W. Bush. Três anos depois, Tyson foi convidado a integrar outra comissão, organizada para examinar a política dos Estados Unidos sobre a exploração espacial.

O astrofísico tem uma habilidade de comunicação notável, conseguindo abordar conceitos científicos e torná-los acessíveis e interessantes ao público leigo.

Para atingir esse resultado, transmite seu profundo conhecimento usando senso de humor e muita habilidade de oratória, combinação que o tornou um dos cientistas mais conhecidos de sua época. Foi eleito pela revista Time em 2007 como um das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Desde 2009 Tyson apresenta o podcast “Star Talk Radio”, um talk show sobre espaço, ciência e cultura popular com a participação de humoristas e celebridades.

Em 2014 Tyson foi o editor executivo e apresentador da série televisiva “Cosmos: A Space Time Odyssey”, que abordava a origem da vida e do universo. O trabalho fez muito sucesso e dava continuidade ao clássico documentário científico “Cosmos” apresentado por Carl Sagan anteriormente.

Além de produzir muito conteúdo acadêmico, Tyson é presente nas redes sociais postando vídeos e participando de fóruns para compartilhar temas científicos e curiosidades que despertam o interesse de todos os públicos.

Em 2012 encaminhou um e-mail para que uma das cenas finais do filme “Titanic”, lançado em 1997 e dirigido por James Cameron, fosse corrigida. Segundo Tyson, o céu noturno que aparece na cena não correspondia com a realidade. A alteração foi feita e inserida na reedição do filme relançado em 3D no ano de 2013. Depois dessa observação, Tyson participou oficialmente da revisão técnica dos filmes com temática espacial “Gravidade” em 2014, “Interstellar” em 2015 e “Perdido em Marte” em 2016.

Neil deGrasse Tyson é casado com Alice Young, doutora em física e matemática, desde 1988. O casal tem dois filhos, Miranda e Travis.

Fontes:

https://edukavita.blogspot.com/2015/08/biografia-de-neil-degrasse-tyson.html

https://www.oficinadanet.com.br/ciencia/25047-a-historia-do-astrofisico-neil-degrasse-tyson

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/09/9-reflexoes-que-vao-te-introduzir-ao-pensamento-de-neil-degrasse-tyson.html

Arquivado em: Biografias