Papa Anacleto

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Anacleto foi o terceiro papa da história da Igreja Católica.

Cletus, nome grego que também identifica Anacleto, nasceu em Roma no ano 25. Viveu os anos iniciais do cristianismo, marcados por perseguições e descrenças. A Igreja Católica apenas começava a se organizar para propagar os ensinamentos de Jesus Cristo, o qual deixou seu apóstolo Pedro como responsável romano pela palavra.

Anacleto assumiu o papado no ano 76, sucedendo o Papa Lino, e viveu entre oscilações de paz e perseguições. Naquele momento, no entanto, as perseguições aos cristãos eram bem mais intensas e cotidianas, especialmente porque Roma ainda era um império pagão, cultuava vários deuses. O Papa Anacleto conviveu com o reinado do imperador Vespasiano e de seus dois filhos, que eram pagãos e perseguiam aquela religião monoteísta paralela que insistia em manter-se viva em seus domínios. Esses cristãos pioneiros ainda viviam sob a expectativa do fim do mundo a qualquer momento, o que incomodava também os interesses de Roma.

Há poucas informações registradas sobre o papado de Anacleto, pois se trata de um período muito distante e é bem provável que documentos dos cristãos tenham sido destruídos entre as constantes perseguições. Mas sabemos que Anacleto ordenou sacerdotes em Roma, construiu um monumento sobre a sepultura de Pedro e instituiu sua veneração. Anacleto também orientou que os cristãos não aceitassem comida oferecida aos deuses pagãos e condenou o culto de objetos supostamente mágicos e de feitiçaria em geral.

Embora Anacleto tenha conseguido alguns momentos de paz para os cristãos, o que predominou foi mesmo a perseguição. O final de sua vida foi em decorrência justamente desse cenário opressor. No ano 88, o segundo filho de Vespasiano a ocupar o trono de imperador, Domiciano, promoveu uma perseguição que capturou o Papa Anacleto e o assassinou. O papa foi martirizado e sepultado ao lado de Lino na Colina do Vaticano, local de construção da Basílica de São Pedro. Seu sucessor foi o Papa Clemente I.

Fontes:
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PPAnacle.html
FISCHER-WOLLPERT, Rudolf. Os Papas e o Papado. Petrópolis: Editora Vozes.
DUFFY, Eamon. Santos e Pecadores: história dos Papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

Arquivado em: Biografias