Papa Cónon

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Cónon foi o 83º papa da história da Igreja Católica.

Nascido na Trácia, na Turquia, em 630, Cónon era filho de um soldado que recebeu sua educação na Sicília e depois se tornou presbítero em Roma. Dedicou sua vida à religião cristã e foi reconhecido por isso para ocupar o mais importante posto da Igreja Católica. Com o falecimento do Papa João V, Cónon foi eleito em 21 de outubro de 686 para ser seu sucessor.

O Papa Cónon era um homem muito caridoso e bondoso. Em seu pontificado, ajudou a muitos mosteiros. No entanto, ele viveu em um período de muita turbulência da Igreja Católica, na qual sucediam-se muitos papas porque eles exerciam o papado durante pouco tempo ou porque havia antipapas constantes em confronto. Assim, muitos foram assassinados naquela época em função das disputas pelo poder. O papado de Cónon não foi diferente, ele enfrentou muitas dificuldades por causa da anarquia reinante na Igreja Católica. A situação era dramática a ponto de Cónon ter sofrido vários atentados.

O somatório de um período de muita instabilidade com o fato do Papa Cónon ser proveniente que hoje é a Turquia não agradava aos protagonistas dos confrontos da época. Cónon ficou muito pouco tempo exercendo seu pontificado, o qual, por ser muito instável, não apresentou avanços ou fatos importantes para a História da Igreja Católica. Acredita-se que o Papa Cónon tenha sido envenenado por uma das facções que tentavam alcançar o poder em Roma. Logo em seguida à morte do papa, dois antipapas apareceram reclamando o poder, Pascoal e Teodoro, causando grande reboliço. A crise só foi resolvida com a eleição do Papa Sérgio I.

Faleceu no dia 21 de setembro de 687, aos 57 anos de idade e com pouco menos de um ano de exercício de seu pontificado. Seu corpo foi sepultado na Basílica de São Pedro e seu sucessor, Sergio I, conseguiu estabilizar um pouco a instabilidade que vivia a Igreja Católica.

Fontes:
DUFFY, Eamon. Santos e Pecadores: história dos Papas. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.
FISCHER-WOLLPERT, Rudolf. Os Papas e o Papado. Petrópolis: Editora Vozes.
THOMAS, P. C. A Compact History of the Popes. St Paulos BYB, 2007.

Arquivado em: Biografias