Rei Charles III

Licenciatura em História (IFG, 2022)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Charles III é o rei do Reino Unido e chefe da Commonwealth, é o filho mais velho e o substituto de Elizabeth II, a monarca que por mais tempo permaneceu no trono britânico vindo a falecer em 2022. Enquanto ainda não estava no poder, o atual rei protagonizou polêmicas midiáticas, por conta de seu conturbado casamento com Diana Spencer “a princesa do povo” nos anos 80. Charles foi o mais velho pretendente a assumir o trono britânico.

Charles III, ou Carlos III (em português) nasceu no dia 14 de novembro de 1948, sendo o primeiro filho de Elizabeth II e do príncipe Philip, que haviam se casado um ano antes do seu nascimento, em 1947.

Como a sua mãe Elizabeth fora coroada rainha em 1953, Charles se tornou aos três anos de idade o provável sucessor da mãe no trono, mas acabou se tornando o herdeiro que por mais tempo aguardou pela ascensão ao trono, vindo a assumi-lo apenas em 2022, quando já possuía 73 anos de idade.

Rei Charles III

Vida precedente

Após completar os estudos básicos, ingressou na Universidade de Cambridge, concluindo um bacharelado em Artes.

Em 1969, foi agraciado com o título nobiliárquico de “príncipe de Gales”, a cerimônia ocorreu no Castelo de Caernarfon. Na ocasião Charles tinha 20 anos, o que o torna, o príncipe de Gales mais antigo que se tem registro na história.

Durante a sua vida, várias foram as tentativas de se aproximar da sociedade galesa, como ficou exemplificado em uma entrevista que deu á revista Wales View, em 2015, onde contou seus objetivos ao adquirir uma residência no País de Gales: chamar a atenção para os pequenos negócios locais, além de fazer parte da comunidade local. Porém várias são as personalidades que enxergam superficialidade nessas tentativas de aproximação.

Charles namorou por algum tempo com Sarah, de uma família nobre, os Spencer, mas terminaram seu relacionamento em 1978. Posteriormente se envolveu com a irmã de Sarah, Diana Frances Spencer, com quem se casou em julho de 1981 na Catedral de São Paulo. O evento foi descrito como o “casamento do século”.

Em junho de 1982 o casal teve o seu primeiro filho, William, e dois anos depois o segundo filho: Harry. O casamento era conturbado, marcado por brigas, infidelidades por parte de Charles e descontentamentos por parte de Diana, diante do constante assédio da mídia.

Durante as viagens oficiais do casal, como a ida real ao País de Gales, ou a turnê pela Austrália em 1983, ficou claro que Charles era ofuscado pela popularidade de Diana, a imprensa fazia muito mais matérias falando sobre sua esposa, detalhando seu penteado, roupas e até mesmo o seu peso.

Charles fora criado em um ambiente extremamente disciplinado, ao qual Diana não conseguia se adaptar, o que acabou piorando alguns distúrbios mentais e alimentares da princesa, como a sua insegurança, bulimia e crises de ciúmes, segundo seus biógrafos. Quando os desentendimentos do casal começaram a aparecer na mídia, a mãe de Charles, a rainha Elizabeth II, chegou a sugerir que ambos se separassem, para preservar a imagem da monarquia

O casal se divorciou em 1996, e um ano depois, em agosto de 1997, Diana veio a falecer em Paris, em um acidente de carro que gerou uma enorme repercussão e um grande desgaste para a família real, que passou a ser acusada de insensibilidade ou até mesmo vista com suspeitas por parte de alguns, perante tal acidente, hipótese descartada pela polícia.

Charles fez uma aparição em público com sua nova companheira, Camila, apenas em 1999, e ambos se casaram em abril de 2005. Ao completar 62 anos em abril de 2011, se tornou o herdeiro que por mais tempo aguardou a sucessão pelo trono.

A rainha Elizabeth II faleceu em setembro de 2022, e dois dias depois Charles se tornou o novo rei, passando a ser chamado de Charles III. Aos 73 anos de idade, Charles se tornou a pessoa mais velha da história a chegar ao trono real britânico.

Fontes:

MASON, Emma. Charles e Diana: uma história de seu casamento. HISTORY EXTRA – BBC History Magazine. 08/11/2020. Disponível em: https://www.historyextra.com/period/20th-century/prince-charles-princess-diana-meet-marriage-children-divorce-bulimia-childhood-camilla-royal-tour/ ( Acessado dia: 22/12/2022).

EVANS, Elinor. Rei Charles III: seu guia para o ex-príncipe de Gales e herdeiro mais antigo da história britânica. 12/09/2022. Disponível em: https://www.historyextra.com/period/20th-century/prince-charles-wales-life-marriage-royal-family/ (Acessado dia: 22/12/2022).

BBC NEWS. Príncipe Charles torna-se o herdeiro aparente mais antigo. 20 /04/2011. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-13133587 (Acessado dia: 22/12/2022).

BBC NEWS. O príncipe Charles é o príncipe de Gales mais antigo. 09/09/2022. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-wales-41179772 (Acessado dia: 22/12/2022).

Arquivado em: Biografias