Ricardo III da Inglaterra

Ricardo III nasceu em 2 de outubro de 1452. Entre os anos de 1483 e 1485 (ano de sua morte) foi Rei da Inglaterra. É considerado o monarca derradeiro da dinastia Plantageneta e da Casa de Iorque. Fora isso, foi derrotado em um dos confrontos mais importantes da Guerra das Rosas: a Batalha de Bosworth Field. Na literatura, é o principal personagem de Richard III, peça criada por Shakespeare, o maior nome da literatura inglesa.

ricardo IIIO monarca obteve nomeação de Lorde Protetor de Eduardo V, seu sobrinho de 12 anos, após a morte de seu irmão Eduardo IV no ano de 1483. Durante as viagens de Eduardo V entre Ludlow e Londres, Ricardo III o encontrou e levou a suas instalações da Torre de Londres. No dia 22 de junho daquele mesmo ano, foi preparado um cerimonial para a coroação do jovem Eduardo. Entretanto, momentos antes do infante se tornar rei, o matrimônio entre seus pais, Isabel Woodville e o finado Eduardo IV, foi considerado inválido e o garoto foi considerado ilegítimo ao trono.

Três dias depois foi realizado um encontro entre os lordes, no qual as medidas em relação à Eduardo V foram reafirmadas. Desta forma, Ricardo III acaba sendo coroado em 6 de julho. Então ocorreram duas revoltas contra ele. A primeira foi realizada em 1483, liderada por Henrique Stafford e os adeptos de Eduardo IV. Porém, a rebelião acabou com a execução de Stafford. O segundo levante aconteceu em 1485, sob liderança de Jasper Tudor e seu sobrinho Henrique Tudor. Partindo de Pembrokeshire em conjunto com uma pequena tropa de franceses, Henrique e seus homens marcharam pelo País de Gales, onde fizeram o recrutamento de arqueiros e outros soldados para completar o contingente. No confronto chamado Batalha de Bosworth Field, conseguiram derrotar e matar Ricardo III, que se tornou o único e derradeiro rei da Inglaterra a morrer dentro de seu território desde o ano de 1066, ano da Batalha de Hastings.

Após a vitória de Henrique Tudor, Ricardo III teve um enterro sem luxo, ficando perdido por mais de 50 anos. Somente após uma escavação realizada no ano de 2012 em um estacionamento de Leicester, a Universidade da cidade inglesa oficializou, um ano depois, que o esqueleto encontrado na pesquisa arqueológica pertencia à Ricardo III. De acordo com Richard Buckley, arqueólogo responsável pelo projeto, em matéria do portal "O Globo": "A conclusão acadêmica da Universidade de Leicester, para além de qualquer dúvida razoável, é de que o indivíduo exumado no Gray Friars, em setembro de 2012, é de fato Ricardo III, o último rei da dinastia York da Inglaterra".

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Richard_III_of_England
http://oglobo.globo.com/ciencia/arqueologos-encontram-esqueleto-do-rei-ricardo-iii-da-inglaterra-desaparecido-ha-527-anos-7486055
http://hojenahistoria.seuhistory.com/ricardo-iii-da-inglaterra-morre-na-batalha-de-bosworth-field-ultima-da-guerra-das-rosas
http://hypescience.com/ossos-encontrados-em-estacionamento-sao-do-rei-ricardo-iii-da-inglaterra/

Arquivado em: Biografias