William Shakespeare

Graduada em Letras - Literatura e Língua Portuguesa (UNIABEU, 2015)

O dramaturgo, embora mundialmente conhecido por frases isoladas, foi o maior escritor da Língua Inglesa e o maior influenciador dramaturgo do mundo. William Shakespeare era filho de John Shakespeare e Mary Arden. Nasceu em Startford-upon-Avon, na Inglaterra, provavelmente no dia 23 de Abril de 1564. Não há muitos detalhes registrados sobre sua infância. Seu pai ocupou diversos cargos administrativos na cidade, além de ser um rico comerciante.

Shakespeare casou-se precocemente, aos 18 anos, com a aldeã Anne Hathaway, oito anos mais velha que ele. Suas dificuldades financeiras aumentaram com o nascimento de sua filha Susanna, e em seguida dos gêmeos, Hamnet e Judith Quiney.

William Shakespeare.

Em 1586 abandonou o lar, mudando-se para Londres, onde conseguiu um emprego como guardador de cavalos na porta do teatro. Não muito tempo depois, estava prestando serviços nos bastidores, copiando peças ou representando pequenos papéis.

Em 1590 começou a escrever sua primeira peça, “Comédia dos Erros”, e só veio a terminar quatro anos depois. Escreveu, nesta época, aproximadamente 150 sonetos.

Shakespeare passou a ser o copista oficial da companhia de teatro, onde representava e adaptava diversas peças de autores anônimos. Logo estava escrevendo o maior número de peças apresentadas no Teatro Globo, ocupado pela companhia da qual fazia parte.

Suas obras retratavam temas relacionados ao amor, sentimentalismo, questões de relacionamentos humanos e sociais. Suas produções na dramaturgia podem ser dividas em três fases; De 1590 a 1602, Shakespeare escreveu peças históricas, tragédias e comédias. De 1602 a 1610, escreveu apenas tragédias e comédias. A partir de 1610, o escritor dedicou-se às peças de cunho conciliatório.

No ano de 1594 entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que tinha como posse um excelente teatro em Londres.

Em 1610 retornou para sua cidade de origem, onde escreveu sua última peça, “A Tempestade”, terminada somente em 1613.

William Shakespeare faleceu em sua cidade de nascimento, Startford-upon-Avon, Inglaterra, no dia 23 de Abril de 1616.

Algumas frases:

  • “Ser ou não ser, eis a questão”
  • “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.”
  • “Herege não é aquele que arde na fogueira e sim aquele que a acende.”
  • “Eu aprendi, que ninguém é perfeito, até que você se apaixone por essa pessoa.”
  • “Somos feitos da mesma matéria que nossos sonhos.”
  • “O destino é o que baralha as cartas, mas nós somos os que jogamos.”
  • “Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos.”

Principais obras:

  • Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.
  • Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.
  • Dramas Históricos : Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.
  • Poesias destacam-se: Vênus e Adônis (1593); O rapto de Lucrécia (1594); Sonetos (1609).

Arquivado em: Biografias, Escritores