Ornitologia

Mestre em Zoologia (UESC, 2013)
Graduado em Ciências Biológicas (UEG, 2010)

Você sabe a diferença entre ave e pássaro? Um ornitólogo sabe, e pode te ajudar a descobrir isso.

A palavra ornitologia vem da junção de dois radicais, ornithos= pássaro ou ave e logus = estudo, sendo assim, ornitologia é o “estudo das aves” e o profissional que exerce a ornitologia é o ornitólogo. O Brasil, é o terceiro país com a maior diversidade de aves por área, com quase 2000 espécies, sendo assim, um terreno extremamente fértil para os ornitólogos.

Ao contrário dos mamíferos, que são mais discretos, a grande maioria das aves é mais facilmente encontrada principalmente por uma característica comportamental delas que nós, humanos, tanto admiramos: o canto. O canto das aves podem ter diversas funções, como atrair as fêmeas, demarcar territórios, anunciar um acontecimento, sinalizar perigo, aumentar os laços sociais entre os membros de um grupo, enfim, uma ferramenta de comunicação extremamente versátil e prazerosa. Quem não gosta de sentar embaixo de uma árvore e ouvir as aves cantando? É extremamente relaxante.

Algumas variedades de aves e pássaros. Foto: tristan tan / Shutterstock.com

Métodos de estudo

Vocalização e playback

Como dito anteriormente, a vocalização é algo fundamental na linhagem das aves e os ornitólogos utilizam disso para encontrá-las. Durante as primeiras horas da manhã e o finalzinho da tarde, as aves cantam à plenos pulmões, e os ornitólogos aprendem a diferenciar as espécies de aves pelo canto, sendo assim, capazes de descobrir quem está cantando. Um outro método bastante utilizado é o do playback. Como dito anteriormente, o canto é uma ferramenta de comunicação, sendo assim as aves respondem à ele. Se estiver procurando uma espécie em particular, o ornitólogo, utilizando uma caixinha de som como amplificador, pode reproduzir o canto dessa espécie afim de que a mesma responda. E acreditem, funciona muito bem. Um outro uso do playback é o ornitólogo reproduzir o canto de uma ave predadora (pode ser uma coruja, um falcão). Ao ouvir o canto do predador, a maioria das aves menores vai se manifestar, seja de forma sonora ou até mesmo indo averiguar de perto se ali mesmo há um predador.

O canto dos pássaros é a “impressão digital” de cada espécie. Foto: JazzLove / Shutterstock.com

Avistamento

Devido ao fato de a grande maioria das aves utilizar o vôo como principal meio de locomoção, para encontrá-las em vida livre basta olhar para os céus e para as árvores, que é onde geralmente elas pousam, mas não se engane, muitas aves conseguem se esconder muito bem até nos galhos mais finos.

Redes de neblina

Um outro método bastante utilizado é o dar armação de redes de neblina. Essas redes, feitas de fios bem finos, para não machucar as aves, são grandes malhas horizontais, que podem ter até 12 metros de comprimento por três de altura, composta por até cinco bolsões. Quando as aves vem voando, dificilmente elas enxergam a rede, pela espessura dos fios serem tão finas, e acabam se chocando contra as mesmas e ficando presas nos bolsões. O ornitólogo tem que vistoriar a rede em períodos curtos de tempo para evitar que os animais se machuquem ou até venham a morrer. Ele retira o animal com todo cuidado, toma as medidas necessárias, e logo após o solta de volta à natureza.

Birdwatching

Uma prática muito comum em países estrangeiros e que vem tomando cada vez mais maiores proporções no Brasil é o birdwathcing, ou em livre tradução, a observação de aves, e não precisa ser ornitólogo para fazê-la. Um dos hobbys famosos lá fora, consiste em ir para campos, matas, ou até mesmo praças e tentar identificar todas as aves que eles avistarem. Essa prática é feita em finais de semanas, feriados, férias, ou seja, quando as pessoas tem uma folga do trabalho e precisam desestressar.

As aves exercem papel fundamental na manutenção das matas através da dispersão de sementes, logo, conhecer e conservar as aves, é conhecer e conservar a natureza.

Após ler esse texto, por que você não tenta fazer um birdwatching no seu bairro? Garanto que vai descobrir muitas coisas que nunca tinha prestado a atenção.

A diferença entre aves e pássaros

São considerados pássaros apenas os membros da Ordem Passeriformes, como sabiás, canários e pardais. Todos os outros animais com penas, coração com três válvulas, cloaca e endotermia, incluindo os pássaros, são chamados de aves.

Referências:

Cullen, L., Rudran, R., & Valladares-Padua, C. (2004). Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre (Vol. 88). Editora UFPR.

Dos Anjos, L. (2007). A eficiência do método de amostragem por pontos de escuta na avaliação da riqueza de aves. Ararajuba. Rev. Bras. Ornitol, 15(2), 239-243.

Stiles, F. G., & Rosselli, L. (1998). Inventario de las aves de un bosque altoandino: comparación de dos métodos. Caldasia, 29-43.

Arquivado em: Aves, Biologia