Boiadeiro de Appenzell

Boiadeiro de Appenzell é uma raça de cães de grande porte, oriunda da cidade de Appenzell, situada na Suíça.

Acredita-se que descendam dos Mastiffs que acompanhavam as legiões romanas que entraram na Suíça. Esses cães eram utilizados  para guardar os acampamentos e os rebanhos.

Descrição

São animais grandes, que podem alcançar os 58 cm de altura na cernelha e pesar até 32 kg.

A cabeça é proporcional ao tronco e levemente cuneiforme. O focinho é moderadamente forte, afilando-se gradualmente, com uma mandíbula forte. Os olhos são pequenos, amendoados e inseridos na superfície da pele inclinados levemente em relação à cana nasal, de coloração que varia de café claro a café escuro. As orelhas se inserem no alto da cabeça e são largas e pendentes.

O pescoço é forte, seco e de comprimento médio. O tronco é compacto e forte, apresenta cernelha relativamente longa, sólida e reta. A garupa é curta e segue a linha reta do dorso.

Os membros apresentam ossatura forte. A cauda é de inserção alta, forte e possui comprimento médio.

A pelagem é dupla, com subpelo denso, e o pelo externo é denso e brilhoso. A coloração pode ser preta ou marrom-havana, com marcas simétricas marrom avermelhadas e brancas.

Temperamento

São animais muito atentos, alegres, vivaz e confiantes. São muito valorizadas por fazendeiros, pois são excelentes cães pastores, de guardas, além de transportarem leite e queijo de cabra para os mercados. Também são muito utilizados em resgates em avalanches e outras catástrofes.

Cuidados

São cães que necessitam de espaço para correr e se exercitar. São muito dóceis, amigáveis e mansos, sendo, portanto, ótima companhia para a família, além de um excelente cão de guarda, pois possuem um forte instinto de defesa.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boiadeiro_de_Appenzell
http://www.saudeanimal.com.br/appenzeller.htm

Arquivado em: Cães