Endocárdio

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Cardiologia, Sistema Circulatório
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O endocárdio é definido como a membrana que reveste as cavidades cardíacas atriais e ventriculares, bem como as válvulas cardíacas, sendo similar em estrutura à túnica íntima dos vasos sanguíneos adjacentes.

A camada localizada mais internamente é composta por endotélio escamoso em camada única, recobrindo as camadas subendoteliais interna e externa. A camada subendotelial externa, também chamada de camada subendocárdica, é composta por tecido conjuntivo frouxo, vasos sanguíneos de pequeno calibre, fibras nervosas e, em certas regiões, células condutoras de impulsos (fibras de Purkinje). Esta camada, por sua vez, encontra-se conectada à camada subendotelial interna, que contém tecido conjuntivo elástico, denso e irregular, entremeando às células musculares lisas.

As válvulas cardíacas podem ser consideradas uma extensão do endocárdio, que possuem formato de aba, e apresentam quantidade abundante de colágeno que se funde ao triângulo e aos anéis fibrosos.

A patologia de maior ocorrência nesta membrana cardíaca é a endocardite, que pode ser de vários tipos, como:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Endocárdio
Tratado de Histologia Veterinária – Samuelson, Don A., 2007.
https://web.archive.org/web/20100521035302/http://www.drashirleydecampos.com.br:80/noticias/1086

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!