Exercícios - Geologia

Questões de vestibulares e exercícios sobre Geologia.
Ler artigo Geologia.

Exercício 1: (Enem 2012)

As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórficas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998.

As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por:


Exercício 2: (UFSC 2016)

Observe as figuras abaixo.

Figura 1 – Localização do Terremoto no Nepal e na Índia

O terremoto ocorrido no Nepal neste sábado, 25 de abril de 2015, vem se mostrando particularmente mortal, com mais de mil vítimas registradas até o momento, mas o país está acostumado a este tipo de evento. Na região do Himalaia, já foram registrados outros terremotos significativos como este mais recente, de magnitude 7,8. [...] Isso ocorre porque o Nepal situa-se numa das regiões de maior atividade sísmica do mundo. Basta olhar para os Himalaias para entender o que isso significa.

Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/04/por-que-o-nepal-e-tao-vulneravel-a-terremotos.html>. [Adaptado]. Acesso em: 25 abr. 2015.

Figura 2 – Placas tectônicas

Disponível em: <http://ufrr.br/lapa/index.php?option=com_content&view=article&id=%2094>. [Adaptado]. Acesso em: 9 ago. 2015.

Sobre a formação geológica do planeta Terra, é CORRETO afirmar que:


Exercício 3: (UFRGS 2015)

Escavando a partir da superfície, um geólogo encontrou os seguintes depósitos nesta ordem: argila, areia, argila com fósseis de vegetais, cascalhos e argila com fósseis de peixes.

A respeito dessas descobertas, foram feitas as afirmações abaixo.

I - Os fósseis de peixes formaram-se sobre a camada de cascalho.
II - Os sedimentos cronologicamente mais recentes são a camada de argila seguida pela de areia.
III - Os fósseis de vegetais encontrados são mais antigos que os fósseis de peixes.

Quais estão corretas?


Exercício 4: (FUVEST 2017)

A figura mostra corte transversal A-B em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.

As rochas representadas são de idade pré-cambriana e formam estruturas em um sistema de:


Exercício 5: (Enem 2015)

Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.
BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado).

Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há:


Exercício 6: (Enem 2017)

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).
Revista lnfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em:


Exercício 7: (PUC-SP 2018/1)

Assinale a alternativa abaixo que NÃO SE REFERE a um aspecto utilizado para a demarcação da época geológica denominada Antropoceno.


Exercício 8: (Acafe 2017/1)

As estruturas geológicas e as formas de relevo influenciam as atividades humanas, sejam nas áreas rurais como nas urbanas.

Sobre esse tema, analise as afirmações a seguir.

I - O conhecimento das características do relevo é fundamental para o planejamento das atividades humanas, com destaque para os locais adequados à construção de moradias, formas de uso e ocupação do solo, traçado de rodovias, dentre outras.
II - O relevo é resultante da ação conjunta de agentes internos ou endógenos, impulsionados por forças tectônicas e agentes externos ou exógenos, também chamados de modeladores do relevo.
III - O intemperismo é uma fase dos agentes externos que provoca a desagregação (intemperismo químico) e a decomposição (intemperismo físico), sendo que na segunda o fator principal é a variação da temperatura.
IV - Em relação à estrutura geológica o Brasil não dispõe dos dobramentos modernos, mas apresenta as bacias sedimentares que cobrem a maior parte da superfície do país e os escudos ou maciços antigos.

Todas as alternativas corretas estão em:


Exercício 9: (URCA 2017/1)

Para compreender a Estrutura Geológica de um determinado lugar é necessário observar vários fatores. Nesse sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e indique a alternativa correta:

( ) Podemos identificar três tipos de rochas: Metamórfica (formada pelo esfriamento e solidificação do magma pastoso); Ígneas (acúmulo de detritos de outras rochas) e Sedimentares (resultantes da transformação de outras rochas, seja em virtude da pressão ou temperatura).
( ) Na estrutura geológica da Terra podemos destacar, principalmente, os: Escudos Cristalinos (de idade geológica da era Pré cambriana); Bacias Sedimentares (podendo ser Mesozóica) e Dobramentos Modernos (áreas que no período Terciário sofreram grandes dobramentos originando grandes cadeias de montanha como os Andes).
( ) No Brasil não existem Dobramentos Modernos, tendo sua estrutura geológica constituída por Escudos Cristalinos (período Arqueozóico e Proterozóico) e Bacias Sedimentares (desde a era Paleozóica até a Cenozóica).


Exercício 10: (Unespar 2017)

Com relação aos Elementos de Geologia e a formação das grandes estruturas do relevo terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:


Páginas: [1] 2