Tonoplasto

Graduada em Ciências Biológicas (UNISUAM, 2010)
Graduada em Zootecnia (FAGRAM, 2006)

O tonoplasto é uma membrana lipoproteica (formada por proteínas e uma dupla camada de lipídios) que delimita os vacúolos das células vegetais. Esta camada é composta por água, açúcar, proteína, compostos fenólicos, pigmentos como betalaínas, antocianinas e cristais de oxalato de cálcio.

Pode-se observar o tonoplasto no vacúolo, que são grandes cavidades encontradas no interior das células vegetais. Dentro do vacúolo, o tonoplasto regula o transporte de íons e produtos metabólicos, entre o citosol e o vacúolo. As substâncias que estão dissolvidas no vacúolo formam o suco celular, o qual possui o pH ácido. Isso acontece devido à atividade de uma bomba de próton no tonoplasto. Dois tipos de ATPase’s irão gerar a força protomotriz para acontecer o transporte de solutos. É no tonoplasto que acontece o armazenamento de íons e moléculas que podem ser recuperados pelo citosol quando necessário, este processo acontece graças a H+-ATPase e da PPiase. As H+ -ATPases são bombas eletrogênicas, que possuem a função de bombear os prótons de fora para dentro do vacúolo, o que vai gerar uma força motriz, que é a força que impulsiona e faz os prótons se moverem através do tonoplasto.

O tonoplasto desaparece por completo quando acontece a lise do vacúolo, que é o processo de destruição ou dissolução da célula, o qual é provocado pelo estouro da membrana celular. Este tonoplasto em algumas partes não é contínuo.

Referências Bibliográficas:

http://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/biologicas_e_saude/article/viewFile/11/9

http://www.fcav.unesp.br/Home/departamentos/biologia/DURVALINAMARIAM.DOSSANTOS/texto-01-absorcao-e-transporte-de-ions.pdf

http://www.fisiologiavegetal.ufc.br/Aulas%20em%20PDF%20PG/Unidade%20V.pdf

http://www.ledson.ufla.br/nutricao-e-metabolismo-mineral/assimilacao-transporte-e-redistribuicao/bombeamento-de-protons-e-transporte/

Arquivado em: Citologia