Citosol

Graduada em Ciências Biológicas (UNISUAM, 2010)
Graduada em Zootecnia (FAGRAM, 2006)

A célula procariótica possui o citoplasma formado pelo citosol (líquido viscoso, 80% de água e substâncias), moléculas de DNA (nucleóide) e muitos ribossomos que participam essencialmente da síntese de proteínas. A célula eucariótica possui o citoplasma formado por citosol, organelas citoplasmáticas e citoesqueleto.

O citosol pode ser chamado também de hialoplasma, citoplasma fundamental ou ainda matriz citoplasmática. Quando se iniciou o estudo do interior das células vivas, os primeiros pesquisadores acreditavam que as células eram preenchidas por um líquido fluido viscoso, onde o núcleo estava. Este líquido foi chamado de citoplasma (vem do grego kytos, que significa célula, e plasma, líquido). Após diversos estudos foi verificado que além da parte fluida - que passou a ser conhecida como citosol - o citoplasma possui outros diversos tipos de estruturas, que possuem algumas funções específicas.

O hialoplasma tem a função de armazenar as substâncias de reserva usadas pelas células. É o lugar de produção de moléculas que formam as estruturas celulares, é onde ocorre a glicólise e a biossíntese de açúcar.

O citosol é um material gelatinoso, que pode conter uma consistência mais fluída ou viscosa, rico em água, proteínas dissolvidas, eletrólitos, glicose, compostos lipídicos e substâncias que irão conter as organelas celulares e o citoesqueleto. Esta consistência irá depender das condições do meio e da fase em que a célula se encontra. É chamado de citogel quando é mais viscoso e quando é mais aquoso citosol. As regiões mais marginais, mais periféricas da célula geralmente são mais viscosas do que o interior, possuindo a consistência de gelatina mole. A consistência também irá depender da organização das micelas, quando elas se dispõem desordenadamente no meio líquido, o aspecto é mais fluido ao sistema e quando elas apresentam um estado mais organizado o aspecto é mais viscoso. Grande parte das reações metabólicas da célula ocorre neste ambiente, no citosol.

O hialoplasma ou citosol encontra-se em movimento contínuo, o qual é impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas que estão presentes no citoplasma. Este movimento é denominado de ciclose, e acontece por aumento da velocidade com elevação de temperatura e diminui quando a temperatura diminui. Nas células vegetais, este movimento ocorre ao redor do vacúolo central e vai arrastar as organelas e várias substâncias presentes no citoplasma da célula. Tem como principais funções levar os cloroplastos para a parte mais externa do citoplasma facilitando a captação da luz e calor vindos do meio externo. E também realiza o aumento do intercâmbio de materiais dentro da célula, entre suas estruturas celulares e com o meio externo. Outro tipo de movimento que ocorre é quando as células têm a capacidade de alterar a consistência de seu citosol, o que irá gerar fluxos internos que permitem à célula mudar de forma e se movimentar. Este tipo de movimento acontece em protozoários e alguns tipos de células de animais multicelulares.

Referências Bibliográficas:

http://www.iq.usp.br/roberto/aulas_2012/QBQ4010-aula6_RS.pdf

http://www.dbm.ufpb.br/~marques/Artigos/Biologia_e_Fisiologia_Celular_-_Unidade_3_-_Enderecamento_de_Proteinas.pdf

http://www.csjose.com.br/arquivos/espacointeracao/98261564013280839839.pdf

Arquivado em: Citologia