Templo de Abu Simbel

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Construído a mando do faraó Ramsés II, no século XIII a.C., Abu Simbel é um complexo arqueológico egípcio que se situava próximo ao lago Nasser. Entretanto, com os riscos de inundação dos templos, nos anos 1960 a UNESCO deslocou os monumentos, fazendo com que as bases da montanha do local fossem cortadas e transportadas para o cume, evitando o alagamento das obras.

Quando Ramsés II ordenou a construção de Abu Simbel, queria deixar claro às demais sociedades antigas a superioridade do Egito e ofuscar os conflitos gerados após a imposição do antecessor faraó Akhenaton de cultuar apenas o deus Aton – dando origem ao monoteísmo.

Ramsés II queria dedicar os dois templos construídos no complexo a si mesmo e a sua esposa favorita, Nefertari. No maior dos templos, há uma fachada de 33 m de altura por 38m de largura, com quatro estátuas de vinte metros cada que representam a figura do faraó.

Entrada principal do Templo.

Também há representações dos deuses Ra-Harakhty, Ptah e Amun, pois Ramsés II queria que o povo egípcio voltasse a cultuar mais de um deus (politeísmo). Depois do reinado de Akhenaton, alguns achavam que os três deuses fossem rivais ou mesmo parte de um ser onipotente, sobreposto na figura de Aton.

O segundo templo foi dedicado à Nefertari e possui uma fachada com seis estátuas de 10 metros cada. A onipresença da figura de Ramsés neste templo era tão grande, que cada estátua era ladeada por duas representações dele, como se ele quisesse proteger sua esposa a todo momento. As estátuas de Nefertari tinham traços semelhantes à figura da deusa Hathor, ornadas com disco solar entre plumas e cornos de vaca.

Com os esforços da UNESCO para restaurar e manter intacto o complexo Abu Simbel, o monumento foi considerado, em 1979, parte do Patrimônio Mundial. O governo do Egito, como forma de agradecimento à ONU, cedeu fragmentos da obra a museus internacionais, como Museu de Nova York, Museu do Louvre e Museu de Berlim.

Leia também:

Fontes:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u3979.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abu_Simbel

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: