Pirâmide Vermelha

Após a tentativa de construir um monumento alinhado para o repouso do faraó, que resultou em uma pirâmide de formato curvilíneo que ficou conhecida como Pirâmide Curvada, a cerca de um quilômetro do local o faraó Sneferu ordenou que uma nova construção fosse feita.

Pirâmide Vermelha. Foto: Zhang Baohuan / Shutterstock.com

Pirâmide Vermelha. Foto: Zhang Baohuan / Shutterstock.com

A obra finalizada ficou conhecida como Pirâmide Vermelha graças ao tom de sua superfície exposta ao granito. Ela fica localizada em Dahshur, no Egito, e aparenta ser menor que as demais pirâmides de Gizé. Entretanto, quando foi finalizada, a Pirâmide Vermelha foi considerada a maior construção feita pelo homem, com mais de 120 metros de altura.

Em seu interior, a pirâmide possui mais de uma centena de degraus íngremes com detalhes de teto maciço, formando um amplo corredor que dá acesso às câmara de enterro.

A Pirâmide Vermelha foi a obra que serviu de modelo para a construção das demais Pirâmides de Gizé por ser o primeiro monumento de formato retilíneo. Alguns arqueólogos afirmam que Meidum foi a primeira tentativa, mas ela desabou no decorrer das obras.

Sua estrutura é revestida com blocos de pedra calcária polida em um meticuloso trabalho de engenharia, já que foi construída pelos mesmos trabalhadores que concluíram a Pirâmide Curvada. A real mudança entre essas duas pirâmides empreendidas pelo faraó Sneferu é a angulação.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirâmide_Vermelha
http://www.almadeviajante.com/viagens/egipto/cairo.php