Pirâmide Curvada

Antes da construção das maiores pirâmides egípciasQuéops, Quéfren e Miquerinos – o faraó Sneferu, que governou entre os anos de 2613 a.C. e 2589 a.C., tentou erigir um monumento alinhado para guardar sua tumba.

Pirâmide curvada. Foto: WitR / Shutterstock.com

Pirâmide curvada. Foto: WitR / Shutterstock.com

Entretanto, os pesados blocos que constituíam a estrutura piramidal começaram a abrir fendas, interferindo na angulação do projeto. Por seu aspecto curvilíneo, o monumento é conhecido como Pirâmide Curvada, uma das obras da antiguidade egípcia mais preservadas pela humanidade.

Alguns arqueólogos concluem que a pirâmide tem esse formato devido à pressa de sua construção. Uma vez que seu formato alinhado estava comprometido com o decorrer da obra, o faraó Sneferu ordenou que sua conclusão fosse precipitada, para dar início à construção da Pirâmide Vermelha a alguns quilômetros do local.

A Pirâmide Curvada tem 102 metros de altura e cerca de 190 metros de diâmetro em cada lado. Possui duas entradas, nas direções Norte e Oeste.

De fato, a obra acabou servindo de experimento para a conclusão das Pirâmides de Gizé, que teriam formatos devidamente alinhados e levariam mais tempo para serem finalizadas. Entretanto, até hoje a Pirâmide Curvada é objeto de estudo de arqueólogos por sua imensa complexidade histórica, da qual pouco se sabe.

No link abaixo você pode conferir fotos e informações sobre o interior da pirâmide (em inglês):

http://www.guardians.net/egypt/cyberjourney/dahshur/bentpyramid/bent_pyramid_interior.htm

Fontes:
http://www.almadeviajante.com/viagens/egipto/cairo.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pirâmide_Curvada