5 desafios ao apresentar trabalhos escolares 

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

O período escolar é marcado por aprendizado e superação de obstáculos. As apresentações de trabalho são etapas muito importantes nesse processo, já que fornecem aos alunos ensinamentos importantes, que serão úteis durante vários momentos da vida profissional e pessoal.

Existe uma série de desafios para apresentar trabalhos escolares, que envolvem equilíbrio emocional, preparação, estudos e esforço. Conhecê-los é o primeiro passo para superá-los. Por isso, confira a lista com os 5 principais desafios enfrentados pelos alunos nas exposições de trabalhos.

Foto: Syda Productions / Shutterstock.com

1. Controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade é um dos maiores desafios – senão o maior – enfrentados pelos alunos para apresentar trabalhos. Existe o medo de falar em frente à turma, de ser avaliado pelo professor e de não conseguir transmitir o conteúdo do trabalho de forma correta.

Uma das formas de superar esse desafio é se dedicar ao estudo do conteúdo. Com o tema bem dominado, a segurança será maior. Depois, vale a pena investir em exercícios de relaxamento antes de se apresentar!

2. Planejar uma boa apresentação

Um grande desafio é elaborar uma apresentação interessante e que seja envolvente para os colegas e professor. Na hora de montar sua exposição, pense em formas de prender a atenção do seu público, utilizando recursos gráficos ou dinâmicas de grupos para isso.

Uma boa ideia é estruturar a sua apresentação, dividindo-a em introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa estrutura você a não se perder e garante que toda a sua fala tenha um raciocínio lógico compreensível e interessante.

3. Encontrar tempo para praticar

Sabemos que a agenda escolar pode ser bem cheia, especialmente para estudantes do ensino médio, que já estão se preparando para os processos seletivos das universidades. Então, um dos desafios é encontrar tempo suficiente para se dedicar à exposição oral.

Muitos estudantes subestimam a importância das apresentações e acabam deixando para pensar nelas no último momento. Não faça isso! Dedique tempo e esforço para praticar a sua fala, cronometrar o tempo e garantir que tudo esteja da forma como você gostaria.

4. Lidar com a linguagem não verbal

Saber lidar com a linguagem não verbal é outro grande desafio das apresentações. O nervosismo acaba prejudicando a desenvoltura dos estudantes, que tendem a olhar mais para baixo ou a gesticular de forma pouco eficiente.

Sendo assim, procure manter contato visual com seus colegas, treine sua voz e procure harmonizar sua fala e seus gestos. Dessa forma, com todo o “pacote completo”, sua apresentação terá mais chances de ser bem aceita, aumentando também as possibilidades de que você e seu trabalho sejam bem avaliados.

5. Inovar!

Por último, um dos desafios mais notáveis atualmente é o de inovar nas apresentações! Com todas as possibilidades que a internet traz, parece contraditório dizer que os alunos têm dificuldades em apresentar seus trabalhos de forma inovadora.

No entanto, é justamente devido às grandes mudanças que a web trouxe para o universo educativo, que inovar se torna um desafio. Se você quer saber sobre determinado assunto, bastam dois cliques nos sites de busca e você já terá mil artigos para ler.

Por isso, quando você tiver que falar sobre um tema, traga abordagens interessantes para os seus colegas! Com certeza, eles já terão algum domínio sobre o assunto, então não tenha medo de trazer novidades!

Arquivado em: Comunicação