Língua Eslovena

No mundo todo, há aproximadamente 2 milhões de pessoas que falam a língua eslovena. O idioma é considerado oficial na Eslovênia, além de pertencer ao grupo de línguas eslavas meridionais, que formam as línguas Indo-Europeias (anatólicas, helênicas, indo-iranianas, etc). Fora sua utilização dentro do país que lhe deu origem, a língua eslovena é praticada em diversas localidades do mundo onde houve imigração de eslovenos como: Estados Unidos, Canadá, Itália, Hungria e Áustria.

O alfabeto da língua eslovena consiste em 25 letras divididas da seguinte forma: A (a) B (b) C (c) D (d) E (e) F (f) G (g) H (h) I (i) J (j) K (k) L (l) M (m) N (n) O (o) P (p) R (r) S (s) T (t) U (u) V (v) Z (z). Dentro deste grupo de letras ainda são acrescentadas as seguintes: "Z", "C" e "S" com a "strešica" acima das consoantes correspondentes. Não existe nenhum outro sinal gráfico no alfabeto esloveno além da "strešica", que é este “v” muito pequeno colocado em cima das letras “S”, “Z” e “C”.

Em comparação com o alfabeto da língua portuguesa utilizado no Brasil atualmente, as únicas letras que não são utilizadas na língua eslovena são o “Q” e o “X”. A chamada "strešica" tem a função de alterar o som das letras em que é utilizada, como por exemplo no “Č”, onde tem som de “tch” (tchau). Já na letra “Š” a "strešica" assume a sonoridade de “ch” (chuva). Quando atrelada ao "Ž", ganha som de “j” (jato).

Ainda em paralelo com a língua portuguesa, nota-se algumas outras diferenças na sonoridade das palavras. O “C”, sem a "strešica", tem som de “ts” (Tsunami). Já o H tem som de “j”, como se fala no nome próprio “Julian” ou sonoridade de “r” como em “rusga”. O “j” é lido como “i”, como em “frio”.

Fora isso, as consoantes “V” e “L” tem seu som alterado quando encontradas no final da palavra ou quando seguidas por uma consoante. Neste caso, as duas letras ganham som de “u”, como em Miran Pavlin, nome que deve ser lido como “Miran Paulín”.

Os numerais na língua eslovena apresentam os seguintes nomes: nič (0), ena (1), dve (2), tri (3), štiri (4), pet (5), šest (6), sedem (7), osem (8), devet (9) e deset (10). O único algarismo que tem duas grafias é o dois (2), que pode ser escrito no gênero masculino, dva, e no feminino, dve.

Fontes:
http://www.languagesandnumbers.com/como-contar-em-esloveno/pt/slv/
http://eslovenia.tapirus.net/lingua.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_eslovena
http://esloveniabrasil.com/2010/03/10/lingua-eslovena-exemplo-de-conjugacao-de-verbo-no-presente/

Arquivado em: Comunicação, Cultura