Jesus Cristo

Jesus Cristo é a figura principal do Cristianismo. A vida de Jesus é tão determinante para a humanidade que a contagem do tempo é contabilizada  antes e depois Dele. Sua trajetória é contada na Bíblia, livro sagrado do cristianismo, e de acordo com as escrituras sagradas Ele nasceu em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, e foi criado na região de Nazaré, por isso também é chamado O Nazareno. Seu nome tem origem hebraica Yeshua, (Javé/Jeová), e possui referência no grego como Iesous (Jave Salva). Ao longo da Bíblia, encontramos diversas formas que fazem referência a Jesus, até mesmo nas passagens datadas há séculos antes de seu nascimento (Velho Testamento) e depois (Novo Testamento).

No quadro abaixo estão listadas a maioria das expressões utilizadas pelos profetas e seguidores de Jesus para fazerem referência a Ele. Algumas delas são atribuídas ao próprio durante as pregações:

Referência a Jesus

Versículo

Referência a Jesus

Versículo

Alfa e Ômega Ap 21.6 Salvador Jo 4.42
Cordeiro de Deus Jo 1.29 Senhor Rm 10.9
Cristo Mt 16.16 Sumo Sacerdote Hb 3.1
Emanuel Mt 1.23 Verbo Jo 1.1
Filho de Davi Mt 9.27 Príncipe da Paz Is 9.6
Filho de Deus Mt 27.54 Advogado, o justo 1 Jo 2.1
Luz do Mundo Jo 9.5 Cabeça da Igreja Ef 1.22
Mediador 1Tm2.5 Desejado de todas as nações Ag 2.7
Messias Jo 1.41 Brilhante Estrela da manhã Ap 22.16
Bom Pastor Jo 10.11 Rocha 1 Co 10.4
Pedra Angular Ef 2.20 Rosa de Saron, Lírio dos Vales Ct 2.1
Profeta Lc 13.33 Sol da justiça Ml 4.2
Pão da Vida Jo 6.35 Leão da Tribo de Judá Ap 5.5
Rabi/Mestre Jo 3.2 Filho do Deus Bendito Mc 14.61
Rei dos Reis e Senhor dos Senhores Ap 19.16 Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade Is 9.6
Caminho, verdade e vida Jo 14.6 Fonte de água da vida Ap 22.17

Pouco se sabe sobre a infância de Jesus. Consta na Bíblia que “quando Ele estava com 12 anos subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa (Páscoa)... permaneceu o menino em Jerusalém assentado no meio dos doutores ouvindo-os e interrogando-os (...)E todos que o ouviam muito se admiravam de sua inteligência e de suas respostas (...) E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos Homens” (Lucas Cap 2,41 a 52).

Ainda de acordo com as escrituras “tinha Jesus cerca de 30 anos ao começar seu ministério” (Lucas Cap 3, 23). A partir de então são relatadas diversas passagens de curas, milagres e ensinamentos com princípios éticos como amor e perdão, inclusive por meio de parábolas, até sua paixão e crucificação – por isso o termo Cristo, de Cruz, Crucificado.  Embora a idade exata de Jesus no momento da crucificação não tenha sido mencionada, o senso comum concorda com as indicações de que tenha sido por volta de seus 33 anos.

Atualmente,  ou seja, mais de dois mil anos depois Jesus Cristo continua sendo apontado como maior líder mundial entre as crenças: como evidenciou por exemplo a edição de 23/01/2012 da revista Superinteressante, que publicou  matéria listando as 8 maiores religiões do mundo e, apesar de alguma variante de perfil entre si, o Cristianismo continua tendo mais adeptos em  todo o mundo, incluindo no Brasil. Entenda-se por variante de perfil, as nomenclaturas de igrejas e pequenas adaptações culturais que não divergem da máxima Cristã de “amar ao próximo como a si mesmo” e da crença na figura de Jesus Cristo como Filho de Deus enviado ao mundo para salvar a humanidade, que foi crucificado, e ressuscitou.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.
http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-8-maiores-religioes-do-mundo/

Arquivado em: Cristianismo