Dia das Mães

O Dia das Mães no Brasil é celebrado anualmente no segundo domingo do mês de maio. A data foi oficializada por meio do Decreto 21.366 de 5 de maio de 1932, durante a presidência de Getúlio Vargas.

Conforme Art.1º do Decreto “O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”.

Segundo dados históricos, as primeiras comemorações do Dia das Mães aconteceram na Grécia Antiga (desde o período homérico dos séculos XII a IX a.C, até o fim da antiguidade – c. 600 d.C). A entrada da primavera na Grécia era festejada em honra à Rhea, a Deusa da fertilidade e da maternidade. Neste dia de festa, os gregos faziam oferendas de presentes e homenagens à Deusa.

No século XVII na Inglaterra, na época do Cristianismo, o Dia das Mães era comemorado no 4º domingo da Quaresma, fazendo uma referência à Virgem Maria, mãe de Jesus. A data passou a ser conhecida como “Domingo das Mães”.

Foto: Sunny studio / Shutterstock.com

A origem da criação de uma data fixa para a celebração do Dia das Mães surgiu na cidade de Grafton, nos Estados Unidos, por iniciativa de uma jovem chamada Anna Jarvis. Anna perdeu sua mãe (Ann Maria Reeves Jarvis) em 1905. A considerava um exemplo de mulher, principalmente por ela ter prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana, além de realizar reuniões entre mulheres na promoção da política, defesa da paz e melhoria de condições de vida. Em 1908, Anna e um grupo de mulheres da cidade conseguiram organizar um culto na Igreja Metodista Andrews, para prestigiar todas as mães, ressaltando a importância da figura materna.

Após esta iniciativa que tomou repercussão em todo país, em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou a data que passou a ser comemorada em 9 de maio. Logo em seguida, muitos países começaram a aderir uma data oficial no calendário.

O relato do primeiro Dia das Mães no Brasil, é de que tenha sido organizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre (RS), em 12 de maio de 1918. Sendo oficializada por Getúlio Vargas apenas em 1932.

Assim como outras datas comemorativas, o Dia das Mães, também está associado ao marketing e à comercialização dos produtos. Um período em que os comércios aproveitam para lucrar financeiramente. A data criada com intuito de consagrar os méritos e os cuidados das mães com seus filhos, sem dúvida, deve ser prestigiada todos os dias.

Poesia para o Dia das Mães de Carlos Drummond de Andrade:

Por que Deus permite que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.

Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Arquivado em: Datas Comemorativas