Dia do Professor

No Brasil, o dia do professor é comemorado no dia 15 de outubro desde o ano de 1947. A ideia surgiu em São Paulo, precisamente na Rua Augusta. Os professores Antônio Pereira, Alfredo Gomes e Claudino Busko tiveram a ideia, sendo a data sugestão do professor Salomão Becker.

A ideia se disseminou rapidamente, mas somente com o Decreto 52.682, de 14 de outubro de 1963, a data passou a ser oficialmente dedicada ao professor, sendo declarado feriado escolar. No mesmo decreto, o Ministério da Educação e Cultura foi indicado como promotor de concursos que fizessem alusão aos professores e a data, e ainda que as escolas organizassem solenidades em homenagem aos mestres, com a participação de alunos e pais.

Além de dia do professor, o dia 15 de outubro é um marco da educação nacional. Foi em 15 de outubro de 1827 que D. Pedro I baixou um decreto imperial, o primeiro decreto no qual foi dado especial atenção à educação, pois tratou de diversos aspectos da mesma, como: currículo, ensino mútuo, escola de meninas, descentralização do ensino, admissão e remuneração dos professores.

Desde 1759, quando Marquês de Pombal expulsou os jesuítas do país, até 1808, quando a Família Real chegou ao Brasil, a educação brasileira ficou reduzida a quase nada, devido à falta de estrutura e de professores minimamente preparados. A Lei Geral de 1827 (assim ficou conhecido o Decreto) foi o início de um longo processo de estruturação da educação brasileira.

Atualmente, é exigida dos professores a formação em nível de graduação, à exceção dos professores que atuam na educação infantil e anos iniciais (1º ao 5º ano, pela Lei dos nove anos), dos quais só é exigido o Magistério em Nível Médio.

No entanto, a falta de reconhecimento do trabalho do professor, assim como a baixa remuneração e as condições de trabalho pouco favoráveis tem tornado pouco atrativa a profissão de docente.

Em outros países, o dia dos professores é comemorado em diferentes datas.

Fontes
Decreto – Lei Imperial. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/decreto-lei_imperial.htm Acessado em 28 fev. 2009.

Arquivado em: Datas Comemorativas