Dia do Professor

O "Dia do Professor" é comemorado no Brasil em 15 de outubro. A data foi oficializada por meio do Decreto Federal nº 52.682 de 14 de outubro de 1963.

O dia escolhido faz referência ao Imperador Dom Pedro I, que no dia 15 de outubro de 1827 criou no país uma Lei Imperial sobre o Ensino Elementar no Brasil - conhecida como Escola de Primeiras Letras. Todas as cidades a partir deste decreto deveriam ter Escolas de Primeiro Grau, contendo contratação de professores assalariados e cronograma de disciplinas.

A iniciativa de comemoração desta data ocorreu em São Paulo (SP), em 1947, quando quatro professores realizaram uma parada para celebrar os profissionais da área e fazer novos planos para o próximo ano. Alguns anos depois, o governo instituiu o Decreto Federal nº 52.682/63 como Feriado Escolar. Como previsto no Art.3º: "Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Foto: Monkey Business Images / Shutterstock.com

Ser professor é ser um profissional que forma outros profissionais, por tanto, uma das áreas de atuação mais importantes no mundo.  O número de professores no Brasil deveria suprir a necessidade da população, juntamente com o investimento na capacitação, no plano de carreira, entre outras categorias que impactam a sociedade e deveriam ser revistas com urgência.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao ano de 2018, o Brasil possui 11,3 bilhões de pessoas analfabetas, contadas a partir dos 15 anos de idade. Apesar do índice de analfabetos apresentar redução, pesquisadores revelam que o mesmo acontece de forma muito lenta.

Para tornar-se um país mais desenvolvido, mais igualitário (social e econômico), com menos criminalidade, com mais acesso aos direitos básicos, entre outros fatores, é necessário que o governo invista principalmente na Educação em todos os âmbitos.

O "Dia Mundial do Professor" é celebrado anualmente em 5 de outubro. A data foi criada em 1994 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), com o objetivo de ressaltar a importância e o papel fundamental dos professores na sociedade.

Mensagem da UNESCO em comemoração ao Dia Mundial do Professor: "A educação é um direito humano fundamental e um bem público. Ela transforma vidas, ao conduzir o desenvolvimento econômico e social. Ela promove a paz, a tolerância e a inclusão social. Ela é a chave para a erradicação da pobreza. Por fim, ela permite que crianças e jovens realizem seu potencial".

Arquivado em: Datas Comemorativas