Estado de Sítio

Por Felipe Araújo
Categorias: Direito
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Estado de Sítio consiste em uma ferramenta constitucional utilizada em períodos de comoção aguda de repercussão nacional. Assim, quando um evento inesperado passa a ameaçar a legitimidade do Estado Democrático de Direito, pode-se decretar Estado de Sítio. Este dispositivo também está relacionado às ações que confirmem a ineficácia de medida adotada em período de Estado de Defesa, no caso de estabelecimento de estado de guerra ou em resposta à ofensiva armada estrangeira.

A consolidação do Estado de Sítio ocorre após decreto do Presidente da República. Porém, a medida presidencial depende da aceitação tanto do Conselho de Defesa como dos Conselhos da República. Existe ainda a necessidade do líder do país produzir relato com suas justificativas na direção do Congresso Nacional. Este, por sua vez, deve tomar a decisão por absoluta maioria. Neste sentido, a aprovação do Congresso é imprescindível, dependendo de seu parecer, tem a propriedade para vetar o decreto.

No que se refere à diferenciação perante o Estado de Defesa – relegado a regiões delimitadas - a Constituição Federal de 1988 estende a aplicação do Estado de Sítio para toda a extensão do território brasileiro. Obviamente, por ser aplicado em situações agudas de repercussão nacional, uma restrição de limites geográficos não caberia ao dispositivo.

No que se refere aos prazos, a CF/88 apresenta normas mais complexas no sentido do decreto de Estado de Sítio. Percebe-se, assim, variações aplicadas em relação ao Estado de Defesa, assim como semelhanças. Verifica-se, então, que o período de 30 dias da aplicação de Estado de Sítio só pode ocorrer quando as causas para sua decretação forem: comoção grave de repercussão nacional ou a existência de fatos que comprovem ineficácia de medida tomada durante o Estado de Defesa. As prorrogações, neste caso, podem ocorrer quantas vezes forem necessárias até que ocorra a normalização, respeitando sempre o mesmo prazo indicado.

Porém, em caso de resposta à ofensiva armada de outro país, este prazo de 30 dias passa a inexistir e o Estado de Sítio pode manter-se em vigor até o final do confronto bélico ou agressão. Isso ocorre justamente pela imprevisibilidade destes eventos, dos quais é impossível saber o término e em que condições as nações estarão ao final da guerra. Desta forma, o decreto do Presidente da República não tem a necessidade de indicar um prazo.

No que tange aos métodos, o Estado de Sítio tem a determinação de prever a suspensão das garantias constitucionais, as medidas necessárias para sua execução e a sua duração. Ao contrário do procedimento adotado no Estado de Defesa, a Constituição indica que – além da consulta aos Conselhos – o Congresso também deve estar de acordo com a sua implantação. No caso do órgão esta em recesso, deve ser convocado em um prazo de cinco dias. Com isso, só podem resultar duas situações: a aprovação por maioria absoluta, na qual o Estado de Sítio é iniciado, e a rejeição, caso onde o dispositivo não entra em vigor.

Outra diferença presente entre o Estado de Defesa e de Sítio pode ser verificada no artigo 137, inciso I, da Constituição Federal. No texto em questão, existem sete ações a serem tomadas contra a população, tornando ilegítimas quaisquer outras não antes previstas. Estas medidas são as seguintes:

Fontes:

BRASIL. Estado-Maior das Forças Armadas. Dicionário Militar para Operações Combinadas - Inglês-Português. Estabelecimento General Gustavo Cordeiro de Farias. Realengo, Rio de Janeiro, 1954.

https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/153/Estado-de-sitio

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/03/4912896-o-que-e-estado-de-sitio-e-por-que-nao-e-possivel-compara-lo-com-lockdown-como-fez-bolsonaro.html

https://www.conjur.com.br/2020-mar-24/embargado-opiniao-formas-manutencao-ordem-publica-tempos-pandemia

http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17657/material/Estados%20de%20S%C3%ADtio%20e%20Defesa.pdf

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!