Mionecrose Infecciosa

Por Franciele Charro
Categorias: Doenças animais
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Mionecrose Infecciosa é uma doença que acomete os crustáceos, de etiologia viral, um RNA-vírus da Família Totiviridae. Esta doença é de notificação obrigatória pela OIE e foi notificada pelo Brasil. Este vírus tem grande resistência aos métodos mais comuns de desinfecção em uso na aquicultura como a secagem e cloração.

Camarões jovens e sub-adultos de águas salgadas são os mais acometidos. O hospedeiro principal é o camarão Litopenaeus vannamei sendo relatados surtos e mortalidade. Não são encontrados na natureza nos camarões: Litopenaeus stylirostris e nem no Penaeus monodon, porém são relatados em experimentações animais nos estudos científicos. A disseminação é feita por vetores mecânicos, como regurgito e fezes de aves marinhas que se alimentam de camarões infectados e mortos que estavam contaminados com o vírus. Há relato de hospedeiros aquáticos selvagens peneídeos no nordeste do Brasil.

As principais regiões do organismo acometidas são as musculaturas estriadas, principalmente a musculatura estriada esquelética, o tecido conjuntivo, órgãos linfoides e os hemócitos. A infecção persistente cursando ao longo da vida do camarão. Os fatores estressantes causam surtos de grande mortalidade como as mudanças de salinidade e de temperatura, as capturas com redes e o arraçoamento (observam-se camarões mortos com intestino cheio).

A principal transmissão é pelo canibalismo. Existem suspeitas de transmissão pela água, mas não há comprovação científica. A manifestação clínica é a letargia após o estresse, zonas necróticas brancas no abdome distal e repleção intestinal. Há aumento FCR (feed conversion ratios) de 1,5 para 4. A mortalidade em cultivos de L. vannamei varia de 40-70%. A distribuição geográfica da doença se dá no nordeste do Brasil, sudeste Asiático e leste da Ilha de Java.

Práticas de manejo como o uso de vazio sanitário, repovoamento com espécies livres ou SPF (livre de patógeno específico), água e sistemas biológicos seguros são recomendáveis. Não existem vacinas e nem drogas para prevenção e tratamento, somente seleção genética com a linhagem de L. vannamei ou utilizar espécimes resistentes com o repovoamento com L. stylirostrise e P. monodon. Utilizar o PCR para a seleção de reprodutores e ovos é uma ótima opção, pois a técnica não é invasiva e evita inocular o vírus no plantel.

O diagnóstico é clínico-epidemiológico com microscopia e histopatologia, observando-se a necrose de coagulação e edema em torno das fibras musculares e detecção de antígenos. As técnicas moleculares com a hibridização in situ (ISH), RT-PCR também podem ser utilizadas. Os critérios de diagnóstico são baseados em suspeitas da mortalidade após estresse, mortalidade que se segue por vários dias e se a região for enzoótica.

Bibliografia:
MENDES, Emiko Shinozaki.  Patologia de camarões de cultivo:  um problema sustentável? . Disponível em < http://www.uff.br/mzo/proaquas/images/stories/palestras/Emiko.pdf >

SEIBERT, C. H.; BORSA, M.; ROSA, R. D.; CARGNIN-FERREIRA, E.; PEREIRA, A. M. L.; GRISARD, E. C.; ZANETTI, C. R.; PINTO, A. R. Detection of major capsid protein of infectious myonecrosis virus in shrimps using monoclonal antibodies. Journal of Virological Methods, Amsterdam-Holanda, v. 169, n. 1, p. 169-175, 2010.

Verônica Arns da Silva dissertação: Estudo anatomopatológico da mionecrose infecciosa viral (IMNV) no camarão cultivado, Litopenaeus vannamei, em Pernambuco, Brasil. 2007.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!