Peste dos Pequenos Ruminantes

A peste dos pequenos ruminantes consiste em uma desordem que acomete, principalmente, ovinos e caprinos, embora sido descrita em espécies de ruminantes selvagens. Tem como agente etiológico um vírus pertencente ao gênero Morbillivirus da família Paramyxoviridae, o PPRV (peste de petits ruminants virus). Bovinos, bubalinos e suínos podem ser infectados, embora não haja evidências significativas da evolução da doença nessas espécies.

Embora não afete seres humanos, esta desordem tem se tornado cada vez mais importante nos continentes africano e asiático em decorrência do grande prejuízo econômico que esta doença pode representar, podendo resultar em 100% de mortalidade nos rebanhos de pequenos ruminantes acometidos.

O contágio ocorre por meio da inalação das fezes e urina proveniente de animais contaminados, sem que haja danos à saúde pública devido ao cosumo da carne dos animais doentes. Outra possível forma de contágio é por meio do consumo de água e alimentos contaminados com secreções.

As principais manifestações clínicas iniciam-se dentro de 2 a 6 dias após o contágio e incluem:

  • Febre;
  • Apatia;
  • Pelos eriçados;
  • Corrimento nasal e ocular inicialmente seroso, evoluindo para mucoso;
  • Dificuldade respiratória;
  • Diarreia aquosa;
  • Hiperemia das mucosas;
  • Áreas de necrose epitelial na mucosa oral, nasal e genital.

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame laboratorial abrangendo PCR, isolamento viral, imunohistoquímica em tecidos e testes imunológicos para detecção de antígenos e anticorpos.

Existe uma vacina contra esta desordem, porém é pouco utilizada pelos criadores de pequenos ruminantes nos continentes nos quais a doença é mais frequente.

Fontes:
http://jornaldeangola.sapo.ao/14/18/controlada_peste_de_pequenos_ruminantes
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2013/01/peste-dos-pequenos-ruminantes-alastra-se-na-africa-subsaariana-diz-fao/
http://www.opais.co.mz/index.php/sociedade/45-sociedade/10631-peste-dos-pequenos-ruminantes-ameaca-mocambique.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.