Amiloidose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A amiloidose é uma doença caracterizada pelo depósito de proteína amilóide, que resulta de uma sequência de alterações no seu desdobramento, sendo que o depósito de fibrilhas amilóides insolúveis ocorre principalmente nos espaços extracelulares de órgãos e tecidos.

De acordo com a natureza bioquímica da proteína precursora amilóide, as fibrilhas amilóides depositam-se localmente ou em todo o organismo. Esse depósito pode não representar nenhum perigo clínico aparente ou pode estar relacionado a alterações fisiopatológicas graves.

Existem três tipos de amiloidose:

Pode existir uma quarta forma que estaria ligada ao envelhecimento normal do indivíduo, afetando especialmente o coração.

O acúmulo de grandes quantidades de amilóide podem afetar o funcionamento normal de diversos órgãos. Os sintomas irão depender do local onde ocorre o acúmulo. Na amiloidose primária, os principais locais de acúmulo são: coração, pulmões, pele, língua, glândula tireóide, intestinos, fígado, rins e vasos sanguíneos. Esta acumulação pode resultar em insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, dificuldade de respiração, língua grossa, glândula tireóide hipoativa, reduzida absorção dos nutrientes, insuficiência hepática, insuficiência renal e produção de hematomas ou hemorragias mais facilmente, em consequência dos seus efeitos no processo de coagulação; pode haver também uma perturbação do sistema nervoso, resultando em fraqueza e alteração da sensibilidade. A síndrome do túnel do carpo também pode aparecer.

Já na amiloidose secundária, a amilóide tende a ser depositada no baço, fígado, rins, glândulas supra-renais e nos gânglios linfáticos. Geralmente o baço e o fígado aumentam de tamanho. Outros órgãos e vasos sanguíneos também podem ser afetados, mas muito raramente o coração é acometido.

Como essa afecção produz problemas diversos, fica muito difícil de ser diagnosticada. Os médicos podem suspeitar de amiloidose quando vários órgãos falham ou quando há sangramento sem razão aparente. A suspeita de causa hereditária ocorre quando se descobre numa família uma perturbação nos nervos periféricos de transmissão hereditária. Normalmente o diagnóstico é obtido por meio da análise de uma pequena quantidade de gordura abdominal aspirada por uma agulha que é inserida próxima ao umbigo. Como alternativa, pode-se obter uma amostra de tecido para realizar uma biópsia. A amilóide é evidenciada ao microscópio com o uso de determinados corantes.

O tratamento tem como objetivo fazer a amiloidose regredir. Entretanto, pacientes que possuem a amiloidose causada por mieloma múltiplo possuem um prognóstico reservado: a maioria das pessoas que sofrem de ambas as enfermidades morrem dentro de um ou dois anos. O tratamento irá depender do tipo de amiloidose:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amiloidose
http://www.manualmerck.net/?id=168
http://www.fcsaude.ubi.pt/thesis/upload/118/721/filomenaxavier_amilo.pdf
http://www.tuasaude.com/como-identinficar-a-amiloidose/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paramiloidose

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!