Apnéia do Sono

Por Thais Pacievitch
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A apnéia do sono é um distúrbio que pode atingir homens, mulheres e crianças. Ocorre quando, durante o sono, a respiração é obstruída por alguns segundos (a média de 10 segundos), acontecendo diversas vezes durante a noite. Geralmente a apnéia é acompanhada pelo ronco.

O ronco ocorre quando a passagem do ar pelas vias aéreas é diminuída ou estreitada. A apnéia ocorre quando o estreitamento é maior, causando o colapso, ou o fechamento das vias aéreas. Somente quando o cérebro percebe a diminuição de oxigênio, manda um estimulo para que a pessoa volte a respirar, o que demora, em média, 10 segundos.

Como conseqüência, o sono não é reparador, causando sonolência durante o dia. Outros sintomas são: cefaléia durante o dia, irritabilidade, depressão, mudanças de personalidade, mudanças na voz, entre outros. Em longo prazo, a apnéia pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, como a hipertensão.

Geralmente, a causa da apnéia está relacionada a uma dessas situações:

• Excesso de tecido na garganta, causado por excesso de peso, o que resulta em dificuldade de manter a mesma aberta quando relaxada.

• Adenóides e amídalas maiores que o normal.

• Formato anatômico do pescoço e da cabeça dificulta a passagem de ar pela garganta.

• Relaxamento excessivo dos músculos da garganta e língua.

A apnéia pode ser classificada como:

• Obstrutiva – Tipo mais comum de apnéia, ocorre quando há a vibração das estruturas faríngeas, causada pela passagem de ar de forma turbulenta pelas vias aéreas superiores, quando estas se encontram mais estreitas. Após a obstrução, quando a respiração é retomada, é comum que a pessoa emita um ronco alto. Em longo prazo, a apnéia obstrutiva pode ser fator causador de hipertensão arterial.

• Central – Mais rara, a apnéia central ocorre devido a uma disfunção no sistema nervoso central, na área que envia os sinais de estimulo para os músculos respiratórios.

O tratamento desse distúrbio varia de acordo com as causas, e as condições do paciente (obesidade, hipertensão, etc.). Para alguns casos de apnéia obstrutiva leve ou moderada, existem dispositivos orais, que reposicionam a mandíbula ou que retém a língua em uma posição que favoreça a respiração. Outros tratamentos são: a Terapia com CPAP (utilização de uma mascara nasal ou facial que fornece o ar) ou mesmo a cirurgia.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!