Bronquite alérgica

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

A bronquite é uma inflamação dos brônquios, que são estruturas que ligam a traqueia aos pulmões. A sua função é levar ar para os pulmões para que o organismo sobreviva. A bronquite pode ser aguda, crônica e pode ter origem alérgica. Na bronquite aguda, as crises duram de uma a duas semanas; na crônica, as crises não desaparecem, piorando pela manhã, e duram cerca de três meses, e a bronquite alérgica é desencadeada por contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros e etc.). O contato com a fumaça do cigarro também é um agente desencadeador da bronquite alérgica.

Sintomas

Tosse com presença de muco; ronco ou chiado no peito; fadiga; dificuldade para respirar e falta de ar; febre e calafrios; desconforto no peito; inchaço nos tornozelos, pés e pernas; lábios roxos devido ao nível baixo de oxigênio e infecções respiratórias frequentes, como resfriados ou gripes.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta o histórico do paciente, e os sintomas. Dependendo do grau da doença podem ser solicitado os seguintes exames: raios-X torácico, exame de expectoração, teste de funcionamento do pulmão, e oximetria de pulso.

Tratamento

O tratamento pode ser feito com antibióticos (caso de infecção bacteriana), xaropes para tosse e antialérgicos.

Prevenção

Na medida do possível, não manter contato com os agentes desencadeadores: poeira, inseticidas, tintas, ácaros e fumaça de cigarro. Outras medidas de prevenção incluem: não fumar, beber bastante líquido, repouso, uso de umidificador de ar, tomar a vacina da gripe anualmente.

Bibliografia:

Bronquite. Disponível em: https://drauziovarella.co.br/doencas-e-sintomas/bronquite

Bronquite: sintomas, tratamentos e causas. Disponível em http://www.minhavida.com.br/saude/temas/bronquite

É bronquite ou é asma? Disponível em http://www.chegadeasma.com.br/e-bronquite-ou-e-asma/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.