Bronquite

O termo bronquite refere-se à inflamação dos brônquios, que são os canais que dirigem o ar inalado por um indivíduo até os alvéolos pulmonares.

Pode ser classificada em dois tipos distintos, variando de acordo com a duração e gravidade das crises:

  • Bronquite aguda, comumente decorrente de uma infecção bacteriana ou viral, que dura de dias até algumas semanas;
  • Bronquite crônica, que não é causado necessariamente por um agente infeccioso e que faz parte da doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida pela sigla DPOC. Tem duração mais prolongada, podendo perdurar por anos.

Este transtorno surge quando os diminutos cílios que revestem a mucosa brônquica não eliminam o muco por ela produzido, substância importante na proteção das mucosas respiratórias por reter pequenas partículas que entram pelas narinas.

A causa mais comum é a presença de um vírus, embora também possa decorrer de uma infecção bacteriana, bem como por poluentes ambientais, como poeiras, inseticidas, ácaros, dentre outros. A fumaça do cigarro representa um dos principais agravantes deste transtorno.

Em ambas as apresentações clínicas, o principal sintoma é a tosse. No quadro agudo, pode ser seca ou produtiva, enquanto que na crônica é sempre produtiva, havendo expectoração de coloração clara no início, que pode tornar-se amarelada e espessa ao passo que a doença evolui. Em casos agudos, pode haver a presença de febre baixa, mal-estar geral, congestão nasal e dor de garganta. Na bronquite crônica também podem estar presentes dispneia, com consequente cianose, e chiados.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente juntamente com um exame clínico. Alguns exames, como a espirometria o a radiografia torácica podem auxiliar no fechamento do diagnóstico.

Além do uso de fármacos, como broncodilatadores, que auxiliam na melhora do fluxo do ar, corticoides e anti-inflamatórios que minimizam os sintomas, algumas outras medidas devem ser adotadas, como a suspensão do fumo, evitar ambientes de gás tóxico e poluição, bem como o uso de vaporizadores e descongestionantes.

Fontes:
http://drauziovarella.com.br/letras/b/bronquite/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronquite

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Inflamações