Comissurite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Inflamações
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A comissurite é definida como uma afecção inflamatória que acomete os cantos da boca (comissura labial).

Esta moléstia ocorre mais comumente durante o inverno. Inicialmente o quadro caracteriza-se por inflamação; no entanto, é comum que posteriormente ocorra uma infecção por agentes patogênicos, como fungos (como a Candida albicans) ou bactérias, nos locais com maior acúmulo de saliva.

São mais frequentes em crianças que apresentam tendência à dermatite atópica, apresentando como fator desencadeante a constante lambedura dos lábios e/ou o uso de aparelhos dentários. Nos indivíduos idosos, características anatômicas como o sobrefechamento da boca resulta em dobras nos cantos da mesma, propiciando ambiente ideal para a proliferação de microrganismos, por uso de dentaduras e, em certos casos, pela falta de dentes. Também podem estar relacionados com o quadro deficiência de certas vitaminas, especialmente às do complexo B.

As principais manifestações clínicas presentes na comissurite são dor, ardência, desconforto e secura nas comissuras labiais, com a área podendo apresentar-se avermelhada com escamas e pus. Este quadro é especialmente sentido quando o indivíduo ingere alimentos e bebidas ácidas.

Para alcançar o diagnóstico de comissurite, muitas vezes é necessária a realização de exames de raspagem do material das áreas acometidas, para identificação exata do agente causador da infecção.

Comumente, o tratamento realizado com medicações locais leva à cura rapidamente. Recomenda-se evitar o consumo de bebidas e alimentos ácidos, pois estes irritam ainda mais as lesões. Em raros casos é necessário a realização de tratamentos a longo prazo, por via oral ou cirúrgico (em casos de má oclusão da boca).

Existe a possibilidade da moléstia recidivar, podendo tornar-se um problema crônico. Caso isso ocorra, é necessária uma investigação detalhada para elucidar os fatores predisponentes.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?90
https://web.archive.org/web/20201028054146/https://saude.culturamix.com/medicina/comissurite
http://www.blogodorium.net/comissurite-o-que-e-sintomas-causas-e-tratamentos/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!