Doença do Refluxo Gastro-esofágico

Por Marcos Duarte
Categorias: Doenças digestivas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A doença do refluxo, também conhecida como DRGE (doença do refluxo gastro-esofágico) trata-se do retorno do conteúdo do estômago para o esôfago (refluxo).

O esôfago é um canal que liga a boca ao estômago, ainda forma também uma espécie de “válvula” que impede que o conteúdo do estômago retorne à boca. Quando ocorre uma alteração no esôfago que faz com que ele eleve-se 2-3 cm, o estômago também é elevado prejudicando a válvula.

Os pacientes de refluxo sentem geralmente azia, que pode chegar a ser tão forte a ser confundida como uma dor no peito e até uma falsa impressão de infarto. Pode ocorre salivação excessiva, desconforto na garganta, sensações de amargor e percepção de retorno do conteúdo estomacal à boca (sem enjôo ou vômito). Os bebês nos primeiro meses de vida, também podem sofrer de refluxo, levando-os ao retorno das mamadas.

Existem ainda várias maneiras de se diagnosticar o refluxo em adultos (radiografia da transição esofagogástica, endoscopia digestiva superior), porém o relato dos pacientes pode levar a um diagnóstico sem a necessidade de exames mais detalhados. O tratamento que se segue após o diagnóstico geralmente é clínico, com medidas educativas em conjunto com os medicamentos.

Algumas medidas para evitar-se o refluxo:

- Combater a obesidade;
- evitar deitar-se após as 2 primeiras horas após a alimentação;
- evitar álcool;
- ingerir pequena quantidade de líquido durante e após as refeições;
- evitar chá preto e café com o estômago vazio.

Os remédios utilizados durante o tratamento do refluxo atuam nos sintomas, mas não alteram a “válvula”, sendo comum após o término do tratamento o retorno dos sintomas.

Ainda são utilizados anti-ácidos para combater a azia dos pacientes, podem ser utilizados outros remédios, chamados de procinéticos (facilitam o esvaziamento estomacal, diminuindo o conteúdo estomacal que poderia retornar ao esôfago).

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!