Duodenite

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças digestivas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A duodenite consiste na inflamação do duodeno, que é a porção inicial do intestino delgado. Este transtorno pode ser agudo ou crônico, com a lesão comumente localizando-se na porção proximal do duodeno, região conhecida como bulbo duodenal.

Diferentes fatores podem levar à duodenite, como:

As manifestações clínicas da duodenite são inespecíficas e incluem sensação de enfartamento após as refeições, náuseas, falta de apetite, soluções e desconforto abdominal. Este conjunto de sintomas pode levar à dispneia. Todavia, uma parcela significativa dos pacientes é assintomática.

Outros sintomas abrangem:

No caso de perfuração duodenal, o paciente apresenta uma intensa dor na região abdominal, juntamente com rigidez muscular abdominal, hipotensão e taquicardia.

O diagnóstico é alcançado por meio de endoscopia digestiva alta, que comumente é solicitada em casos de dispneia e de hemorragia gastrointestinal. Durante esse exame realiza-se uma biópsia na parede do duodeno, sendo o material encaminhado para análise histopatológica.

O tratamento da duodenite visa minimizar as manifestações clínicas. Podem ser utilizados fármacos antiácidos, além da suspensão ou diminuição da frequência do uso do tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas. A adoção de hábitos alimentares que não afetem a evolução do quadro também é importante. Quando a duodenite é causada pelo uso de determinado medicamento, o mesmo deve ser suspenso.

Fontes:
http://www.igcfoz.com.br/site/duodenite.phphttp://pt.wikipedia.org/wiki/Duodenite
http://www.localhealth.com/article/duodenitis

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!