Fagicolose

Por Franciele Charro
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Ascocotyle (Phagicola) longa é um trematódeo digenético de ampla distribuição geográfica e de importância médica. É uma parasita pertencente à família Heterophyidae, considerado parasita de baixa especificidade parasitária. É o agente causador da heterofidíase, uma zoonose. No Brasil a heterofíase ocorrente é a fagicolose, que é uma parasitose emergente causa pela ingestão do peixe cru ou mal cozido. Este parasita foi incluído pelo Ministério da Saúde na lista de classificação de risco dos agentes biológicos.

A cercária apresenta um corpo com forma de gota com tegumento espinhoso e com contrição na região do poro genital. Mede de 920 a 1380 micrômetros de comprimento por 290 a 430 micrômetros de largura. Sua ventosa oral apresenta em média 16 espinhos. O adulto tem corpo piriforme rodeado de espinhos na região ventral, o lobo pré-oral apresenta grandes papilas, espinhos circumorais e tegumento espinhoso. O tegumento tem aspecto de escova. Ovo característico de trematódeos.

Apresenta um ciclo biológico heteróxeno, tendo dois hospedeiros intermediários: moluscos ou peixes, e como hospedeiros definitivos, mamíferos (aquáticos e terrestres) ou aves, especialmente as aves piscívoras.  O homem pode participar acidentalmente deste ciclo participando como hospedeiro definitivo. O ciclo ocorre da seguinte forma: os moluscos, que são os primeiros hospedeiros intermediários apresentam as cercárias. Estas cercárias abandonam os moluscos e penetram na pele e brânquias dos segundo hospedeiro intermediário, que são os peixes. Estas cercárias se encistam na musculatura e em outros órgãos como rim, fígado, coração e baço. As cercárias se transformam em metacercárias, podendo causar granulomas parasitários neste hospedeiro. As metacercárias são as formas infectantes para o hospedeiro definitivo (ave ou mamífero). O homem é um hospedeiro acidental e se infecta ingerindo a metacercária do músculo do peixe, comendo peixe cru ou mal cozido.

Os sintomas são típicos de uma parasitose tais como cólicas, diarreia, flatulência e emagrecimento. É uma parasitose de ampla distribuição geográfica abrangendo costas do Mediterrâneo, Atlântico norte, Atlântico sul e Pacífico sul. O diagnostico é feito pela detecção dos ovos deste trematódeo nas fezes.

Bibliografia:
Oliveira SA, Hernandez Blazquez FJ, Antunes SA, Mendes Maia AA. Metacercárias de Ascocotyle (Phagicola) longa Ransom, 1920 (Digenea: Heterophyidae), em Mugil platanus, no estuário de Cananéia, SP, Brasil, Ciência Rural, Santa Maria, v.37, n.4, p.1056-1059, jul-ago, 2007.
CITTI, André Lee, PÉREZ, Agar Costa Alexandrino de, TELLES, Evelise Oliveira, CARRION, Fabiano, BALIAN, Simone de Carvalho. Ocorrência de Ascocotyle (Phagicola) longa em tainha (Mugil spp): um problema de saúde pública.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!