Fasceíte necrotizante

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças bacterianas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A fasceíte necrotizante (FN) consiste em uma doença bacteriana infrequente, de evolução rápida, caracterizada por uma extensa necrose da pele, do tecido subcutâneo, fáscias e músculo.

Esta desordem foi descrita pela primeira vez por Jones, durante a Guerra Civil Americana, como uma infecção bacteriana secundária em feridas causadas por armas de fogo, podendo levar à morte.

É mais comumente encontrada nos adultos do que em crianças, sendo observadas algumas condições associadas à FN, como alcoolismo, diabetes, uso de drogas por via endovenosa, alterações dentárias, imunossupressão, foliculites e diminutos traumas.

São vários os agentes envolvidos na FN, compreendo bactérias aeróbias e anaeróbias. Dentre as bactérias encontradas encontram-se o Streptococcus pyogenes e Staphylococcus aureus (ambas as bactérias aeróbias, porém podem ser anaeróbias facultativas), que são responsáveis por produzirem toxinas e enzimas que desencadeiam um processo de necrose dos tecidos subcutâneos. Já representando o grupo das bactérias anaeróbias, estão o Clostridium sp., Fusobacterium sp. e Bacteroides sp, que produzem gás e fermentam os tecidos.

Esta desordem costuma iniciar-se em uma área localizada, como resultado secundário de um traumatismo, como, por exemplo, cortes, abrasões, contusões, ferimentos puntiformes penetrantes, picadas de insetos, úlceras na pena, dentre outros. Por conseguinte, irá ocorrer a contaminação bacteriana da local lesado, com o agente disseminando-se pela fáscia muscular. Com a progressão do quadro, há o envolvimento de vasos sanguíneos de pequeno e médio calibre, levando à trombose, podendo a pele, nessa fase, apresentar eritemas e edemas, com consequente surgimento de vesículas e aspecto de “casca de laranja”. Uma vez que há o acometimento de vasos sanguíneos, a oxigenação da pele fica comprometida, resultando em isquemia e consequente necrose da mesma. Raramente há o acometimento muscular.

A melhor forma para se diagnosticar esta doença é por meio do exame anatomopatológico. A tomografia computadorizada com contraste é útil na análise da extensão da infecção.

O tratamento é feito através do debridamento cirúrgico, que deve, de preferência, ser precoce e agressivo, além de uso de antibióticos de amplo espectro e suporte hemodinâmico.

As complicações da FN incluem pericardite, mediastinite, choque séptico, obstrução das vias respiratórias, erosão arterial e trombose da veia jugular. Em muitos casos é necessário amputar membros, quando esses se encontram infectados.

Fontes:
http://www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=580
http://publicacoes.cardiol.br/abc/2001/7603/7603008.pdf
http://drtavares.com/orientacoes/fasceite-necrotizante.php

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!