Fimose

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Fimose é a incapacidade que um homem apresenta de expor a cabeça do pênis (glande). Falando em termos leigos, é quando o indivíduo não consegue “abrir” o pênis, ou seja, puxar ele pra trás e cobrir a “cabeça” do pênis. O problema pode ter origem congênita ou adquirida.

A fimose é fisiológica em recém-nascidos, devido a aderências naturais existentes entre o prepúcio e a glande. Ao passo que o pênis cresce, ocorre a separação natural entre essas duas partes. Esse processo é auxiliado por ereções que ocorrem ocasionalmente nas crianças. Quando estas atingem 3 anos de idade, 90% dos prepúcios podem ser retraídos e menos de 1% dos homens apresentam fimose aos 17 anos de idade.

Essa condição pode acarretar diferentes problemas, como dor durante a ereção ou ato sexual, dificuldade de higiene local gerando acúmulo de smegma (o que propicia o desenvolvimento de câncer no pênis), além de maior incidência de infecções nesse local.

A fimose é classificada em:

O tratamento pode ser cirúrgico, através da circuncisão, também conhecida como prostectomia, onde retira-se o prepúcio que envolve a glande, deixando-a exposta. É feita rotineiramente por algumas religiões (judeus e mulçumanos). A indicação dessa cirurgia em recém-nascidos visa prevenir câncer, doenças sexualmente transmissíveis, infecção urinária e balanopostite. Todavia, esse procedimento é tema de controvérsia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fimose
http://www.saudenainternet.com.br/portal_saude/fimose-e-desempenho-sexual.php
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?511
http://www.cirurgia-plastica.com/fimose/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!