Gigantismo

Por Carla Araújo Vieira

Graduada em Ciências Biológicas (USU, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O gigantismo consiste no distúrbio de origem hormonal ou genético que ocorre principalmente devido à liberação em excesso do hormônio do crescimento (GH) pela hipófise anterior e/ou o não funcionamento correto do hormônio somatostatina, responsável por inibir a liberação do hormônio GH. Além disso, outros fatores como: a insensibilidade da célula-alvo para atuar sob ação do hormônio e um defeito nas etapas entre a produção e a liberação do hormônio podem afetar a resposta esperada no organismo. Os distúrbios que podem ser desenvolvidos em oposto ao gigantismo animal são o nanismo e o raquitismo animal.

A liberação do GH é controlada pelo sistema hipotálamo-hipófise onde o hipotálamo induz a hipófise a liberar o hormônio do crescimento sintetizado no fígado onde será enviado até a célula-alvo.

O gigantismo quando ocorre em animais jovens gera o crescimento proporcional dos ossos, tecidos e órgãos internos, e assim verificamos espécimes com tamanhos 2-3 vezes maior que os seus genitores. Quando ocorre a liberação em excesso do hormônio GH em animais adultos geralmente provoca o crescimento de estruturas pontuais como um membro, tecido, ossos da face ou um órgão – distúrbio chamado de acromegalia.

Em seres humanos, a ciência ainda não compreendeu todo o mecanismo de crescimento, mas algumas cientistas estimam a estatura da prole através da análise da altura dos genitores. Os pesquisadores concordam que a estatura final é atingida no final da puberdade, e é influenciada por fatores hereditários, fatores ambientais e qualidade e quantidade dos alimentos ingeridos durante a gestação, a infância e na puberdade. Como a altura dos pais também está sujeita a interferência destes mesmos fatores ambientais, o método de previsão pode não representar a predisposição genética que para esse caso será necessário realizar a análise do material genético. De qualquer forma, o gigantismo não aparenta ser um futuro promissor para os seres humanos, a principal justificativa deve-se por serem organismos endotérmicos e terem dificuldades de eliminar o calor produzido pelo metabolismo e quanto maior for o corpo do indivíduo mais o seu sistema teria que trabalhar no controle da temperatura demandando maior consumo de energia para o controle da função biológica.

O gigantismo não deve ser confundido com a Elefantíase (também chamada de Filariose), apesar de sem uma análise mais aprofundada ser semelhante à acromegalia. O gigantismo trata-se de um distúrbio hormonal oriundo do sistema endócrino e a Elefantíase de uma doença parasitária e endêmica das regiões tropicais e subtropicais contraída através da picada de um mosquito.

Pesquisadores encontraram vestígios do maior primata que já viveu e nomearam como Gigantopithecus, alguns exemplares da espécie chegaram a medir mais de 3 metros de altura e pesavam 300 quilos, coexistindo na mesma época com o Homo erectus (um homem primitivo), no Pleistoceno – a aproximadamente entre 5 milhões e 100 mil anos atrás. Algumas pessoas acreditam que essa espécie de primata ainda está viva e o chamam de Yeti e Pé-Grande.

Bibliografia:

MARUI, S. et. al., 2002. Bases Genéticas dos Distúrbios de Crescimento. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, volume 46 nº04.

RODRIGUES, I.R. et al., 2017. Gigantismo fetal em cadela: Relato de caso. Medicina Veterinária e Zootecnia, PUBVET, v.11, n.1, p.74-77, Jan., 2017.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!