Hemoglobinúria Paroxística Noturna

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), também chamada de doença de Marchiafava e Michelli, trata-se de uma rara anemia hemolítica crônica de início insidioso e curso crônico, ocasionada por um defeito na membrana dos eritrócitos e que se caracteriza pela hematúria.

Esta patologia acomete ambos os sexos igualmente, sendo descrita em indivíduos de diferentes etnias e sem predisposição familiar.

Foi no final do século XIX que Gull e, por conseguinte, Strübing relataram casos de pacientes que apresentavam hemoglobinúria intermitente associada à hemólise intravascular. No entanto, o quadro clínico foi estabelecido somente por Marchiafava e Nazani no ano de 1911, e depois por Michelli, em 1931.

Atualmente, a HPN é definida como uma doença da célula-tronco hematopoiética. Na década de 1980, a citometria de fluxo, e mais recentemente a biologia molecular proporcionaram um grande progresso na elucidação da fisiopatologia desta patologia.

Desde os primórdios da descrição da HPN, a sensibilidade dos eritrócitos e a ação lítica do complemento (as proteínas do sistema imune) foram estabelecidas como as principais características da patologia.

No começo da década de 1980, pesquisadores evidenciaram que 2 proteínas responsáveis por inibirem a ação do complemento não são observadaa em pacientes com a HPN, sendo essas duas moléculas a DAF (decay accelerating factor), também chamada de CD55 e a MIRL (membrane inhibitor of reactive lysis), também conhecida como CD59.

Mais recentemente, um grupo de pesquisadores demonstrou que a presença da HPN está associada a alterações de um gene, o PIG-A, localizado no cromossomo X.

Existem, no mínimo, três populações de células HPN que apresentam sensibilidades distintas à lise mediada pelo complemento. São elas:

Deste modo, a intensidade das manifestações clínicas fica na dependência da quantidade de células HPNIII. No quadro clínico clássico desta está presente a anemia hemolítica e a existência de subprodutos da hemólise na urina, ficando a mesma com uma coloração escura. Em certos casos, o paciente também apresenta icterícia e esplenomegalia. Juntamente com a anemia observa-se um sinal de regeneração moderada e certo nível de insuficiência medular. A sintomatologia clássica compreende fadiga, falta de ar e cefaleia.

Ao passo que o quadro evolui, uma das maiores complicações é a trombose, sendo que os dois locais mais preocupantes são nas veias supra-hepáticas e no sistema nervoso central. Outros possíveis problemas incluem as crises dolorosas abdominais (de etiologia ainda incerta), as infecções recorrentes, ocasionadas pela leucopenia e os problemas de coagulação, em decorrência da plaquetopenia.

Antigamente, o diagnóstico era alcançado através da demonstração da anormal sensibilidade dos eritrócitos à ação lítica do complemento pelo teste de Ham e da sacarose. Nos dias de hoje, é possível evidenciar a presença das proteínas CD55 e CD59 na membrana das células sanguíneas, por meio da imunofluorescência direta.

O tratamento da HPN é sintomático. Comumente são necessárias transfusões de hemocomponentes e reposição de ácido fólico e ferro de forma adequada, pois este último pode levar ao aumento da hemólise. Também são utilizados corticoides em baixas doses para reduzir a taxa de hemólise em certos pacientes. Em pacientes que apresentam anemia, pode-se utilizar andrógenos. Deve-se evitar o uso de anticoncepcionais orais, pois estes aumentam o risco de trombose.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemoglobin%C3%BAria_parox%C3%ADstica_noturna
http://www.fleury.com.br/Medicos/SaudeEmDia/Artigos/Pages/Hemoglobin%C3%BAriaParox%C3%ADsticaNoturna(HPN).aspx
http://www.ciencianews.com.br/revistavirtual/artannakarla.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-84842002000400006

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!