Hidranencefalia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hidranencefalia consiste em uma condição incomum, na qual os hemisférios cerebrais encontram-se ausentes e, preenchendo o espaço resultante dessa ausência, são observados “sacos” repletos de líquido cefalorraquidiano (LCR).

Até o momento não se conhece a causa exata desta condição. Todavia, na maior parte dos casos, acredita-se que resulte de um insulto vascular, como um acidente vascular cerebral, lesões, infecção intra-uterina ou distúrbios traumáticos após o primeiro trimestre gestacional. Nos casos de infecção intra-uterina, as mais comuns são toxoplasmose, adenovírus, parvovírus, herpes simples, dentre outros. Outra possível causa é a exposição ao monóxido de carbono durante a gestação.

A hidronencefalia trata-se de uma forma extrema de porencefalia. Bebês com esta condição podem parecer normais ao nascer, com tamanho de cabeça normal, bem como o comportamento no geral. Contudo, após algumas semanas, a criança começa a se apresentar mais irritada, além de ocorrer um aumento em seu tônus muscular. Após alguns meses, podem surgir crises convulsivas e hidrocefalia. Além disso, também podem ser observadas alterações do campo visual, ausência de crescimento, perda auditiva, paralisia e retardo mental.

O diagnóstico é feito com base no quadro apresentado pelo bebê. Pode ser feito também o diagnóstico pré-natal, durante um exame de ultrassonografia.

Não existe uma forma de corrigir esta desordem. O tratamento é somente sintomático e de apoio.

A expectativa de vida para os pacientes com hidranencefalia é mínima, morrendo, comumente, dentro de poucos meses. Raramente algum paciente sobrevive durante vários anos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hydranencephaly
http://www.ninds.nih.gov/disorders/hydranencephaly/hydranencephaly.htmhttp://www.disabled-world.com/health/neurology/hydranencephaly.php

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!