Pitiríase

Por Marina Martinez
Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O termo pitiríase é derivado do grego “pityron”, que significa farelo. Portanto, pode-se descrever a pitiriase como sendo uma patologia cutânea caracterizada pela produção de células epiteliais que se esfarelam. Esta enfermidade manifesta-se de diferentes maneiras e além de causar a descamação, apresenta machas acastanhadas, amarelas, brancas ou róseas na pele, dependendo de seu tipo.

Podemos classificar a pitiríase em três tipos:

Pitiríase alba: Este tipo de pitiríase é caracterizado por causar manchas hipocrômicas (manchas claras / esbranquiçadas) mal definidas e finamente descamativas. Manifesta-se principalmente na face, membros superiores e tronco e pode evoluir espontaneamente para outras regiões. As causas desta doença são ainda desconhecidas. No entanto o surgimento deste tipo de pitiríase está associado com a exposição excessiva a luz solar, banhos quentes prolongados e uso de sabonetes que ressecam a pele, especialmente no inverno. O dermatologista poderá receitar o uso de hidratantes específicos, fotoprotetores e cremes ou pomadas com corticosteróides, para o tratamento da doença. A pitiríase alba é uma dermatose com maior prevalência em países tropicais.

Pitiríase versicolor: Este tipo de pitiríase é um tipo de infecção fúngica (micose) superficial, causada por um fungo dimórfico e lipofílico chamado Malassezia furfur, que se manifesta na pele através de manchas amarelas e acastanhadas, recobertas por fina descamação. Por ser um fungo lipofílico, a Malassezia atinge áreas do corpo com maior secreção de gorduras, tais como o rosto, couro cabeludo e tórax. Como forma de tratamento o dermatologista poderá receitar antimicóticos e antifúngicos para uso tópico na região afetada. Caso a doença apareça no couro cabeludo, o médico poderá receitar o uso de xampu à base de Sulfeto de Selênio. O uso de hidratantes e protetores solares também auxilia no tratamento. Vale ressaltar que a pitiríase versicolor não é uma doença contagiosa e que tende a piorar sob a ação do sol.

Pitiríase rósea de Gilbert: É uma dermatose aguda que surge na pele inicialmente como uma placa rósea arredondada e escamosa de 2 a 4 cm de tamanho. Posteriormente surgem placas menores que se espalham ao redor da placa inicial e em outras regiões do corpo. Este tipo de pitiríase atinge principalmente os braços, coxas e tronco. Tem maior prevalência no sexo feminino e pode ocorrer um leve prurido na região afetada. A pitiríase rósea cura-se espontaneamente em seis ou oito semanas, no entanto é aconselhável consultar-se com um dermatologista para que ele possa recomendar cremes e hidratantes específicos para uma rápida melhora.

Fonte:
http://www.drauziovarella.com.br/Sintomas/4818/ptiriase
http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1953/pitiriase_alba.htm
http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1954/pitiriase_versicolor.htm
https://web.archive.org/web/20100323044703/http://www.emmanuelfranca.com.br:80/doencas/doencas63_pitiriase_rosea.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!