Poliomielite

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Doenças
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, altamente transmissível, mais conhecida por “paralisia infantil” ou “pólio”, que infecta crianças e adultos e pode causar paralisia muscular. O agente etiológico responsável pela doença é um vírus, chamado Poliovírus, do gênero Enterovírus, que apresenta três sorotipos I, II e III e um período de incubação de sete a doze dias, porém, pode variar entre três a trinta dias. O homem é o reservatório desse vírus.

Sintomas

Apesar de a doença ser muito conhecida por causar paralisia, os casos de paralisia são baixos, estima-se que apenas 1% daqueles infectados desenvolvem a forma paralítica da doença. A grande maioria dos casos é assintomática ou exibem apenas sintomas leves e semelhantes a outras doenças virais comuns como gripe, e são eles dor de cabeça, dor de garganta, febre, coriza e náuseas. Esses casos são mais comuns em crianças muito pequenas, já quando a infecção ocorre em adolescentes ou adultos, a forma paralítica da doença ocorre com mais frequência.

Transmissão

A entrada do Poliovírus ocorre pela boca e o vírus se instala no intestino. A transmissão ocorre pelo contato direto pessoa-pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, através de gotículas expelidas ou pela ingestão de água e alimentos contaminados com fezes contendo o vírus. Como a infecção é iniciada por ingerir o vírus, ele começa se replicar na garganta e no intestino, por isso ocorrem os sintomas de dor de garganta e náuseas. Depois, o vírus invade as tonsilas (amígdalas), os linfonodos do pescoço e o intestino delgado. Uma vez nos linfonodos, o vírus penetra na corrente sanguínea, causando a viremia.

Na maioria dos casos a viremia é transitória e não gera uma infecção persistente, porém, se a viremia se torna persistente o vírus penetra no sistema nervoso central (SNC) e uma vez no SNC, ele se multiplica dentro das células nervosas, que acabam morrendo e ocorre a paralisia. A principal complicação da doença são as sequelas ocasionadas pela paralisia, que se manifestam principalmente nos membros inferiores e pode progredir para óbito por insuficiência respiratória.

Tratamento e prevenção

Como foi dito anteriormente, o vírus se encontra em fezes contaminadas, então a transmissão está associada a condições de saneamento básico e higiene. É importante cuidados básicos como lavar as mãos e alimentos. Não existe um tratamento para a pólio, porem existe a vacinação, como forma de prevenção da doença. A preocupação com o saneamento básico e práticas de higiene também são medidas de prevenção para evitar a transmissão do vírus. O número de casos na grande maioria dos países diminuiu ao ponto de considerar a doença praticamente erradicada, porem em locais menos desenvolvidos como a África a doença ainda está ativa.

Existem duas vacinas disponíveis para imunizar a população, sendo elas a Salk, desenvolvida em 1954, que utiliza o vírus morto ou inativado e é aplicada via intramuscular e a Sabin, introduzida em 1963, com vírus vivo atenuado, mas, tirando alguns casos raros, esse vírus não é mais capaz de produzir a doença, aplicada via oral. Ambas as vacinas contêm os três sorotipos do vírus e são consideradas eficazes na prevenção da doença.

A campanha de vacinação tem por objetivo imunizar crianças a partir de seis meses de idade a menores de cinco anos. Existe um risco mínimo de umas das linhagens atenuadas do vírus reverter sua virulência e transmitir a doença. Por esta razão, a recomendação agora é usar apenas a vacina Salk na imunização de rotina e utilizar a Sabin apenas em casos de disseminação de surtos, para proteger crianças que estejam viajando para áreas de risco ou para crianças que não receberam as doses no tempo devido.

Referências:

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. -8. ed.-Porto Alegre: Artmed, 2005.

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/poliomielite-sintomas-transmissao-e-prevencao.

http://www.cedipi.com.br/blog/vacina-poliomielite.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!