Pupila Dilatada Fixa

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A pupila dilatada fixa, também conhecida como síndrome de Urrets-Zavalia, refere-se a uma condição na qual há midríase irreversível, atrofia da íris e glaucoma precoce ou tardio.

Foi descrita pela primeira vez em 1936, por Urrets-Zavalia. O mesmo relatou seis casos de pacientes que desenvolveram pupila dilatada fixa com atrofia de íris após ceratoplastia lamelar penetrante para ceratocone. Nenhum paciente apresentou aumento da pressão intraocular no pós-operatório precoce.

A etiologia desta desordem não foi completamente elucidada. Alguns autores acreditam que o uso de midriático, particularmente atropina, no período pós-operatório pode desencadear esta condição. Já outros autores levantaram a hipótese de que o aumento da pressão intraocular e/ou o trauma cirúrgico possam ter significativa importância em sua etiopatogenia.

Estima-se que este transtorno afete entre 2,2% a 17,7% da população. Contudo, após a década de 80, uma menor quantidade de casos tem sido relatado, mesmo havendo um incremento nas séries de ceratoplastia lamelar penetrante para ceratocone. Talvez a redução da incidência seja resultado das melhorias nas técnicas operatórias.

Outros fatores que podem estar associados à pupila dilatada fixa incluem:

Não existe um tratamento eficaz para esta condição. Contudo, pode ser tentado o tratamento com pilocarpina 2%

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72802011000400009&script=sci_arttext
http://www.oftalmo.com/sco/revista-17/17sco19.htm
http://www.oftalmologia.org/rco/index.php?option=com_content&view=article&id=570:sindrome-de-urrets-zavalia&catid=21:glaucoma&Itemid=37

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!