Retinoblastoma

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Doenças congênitas
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O retinoblastoma é uma neoplasia maligna que surge na retina, desenvolvendo-se a partir dos retinoblastos (células foto-receptoras da retina).

A maioria dos casos ocorre em crianças pequenas, representando 3% das neoplasias em indivíduos menores de 15 anos de idade. Aparentemente, esse tumor acomete mais as crianças de países em desenvolvimento.

Apresenta etiologia genética, devido à mutação de um gene localizado no braço longo do cromossomo 13, sendo que aproximadamente 10% dos casos apresentam caráter hereditário (modelo de transmissão autossômico dominante), enquanto que os 90% restantes têm apresentação não hereditária.

Esta neoplasia pode ser congênita ou surgir, principalmente, dentro dos 3 primeiros anos de vida. Pode iniciar-se em um ou em ambos os olhos. Normalmente este tumor limita-se ao globo ocular; todavia, pode alcançar outras áreas do crânio. Quando for bilateral, significa que o retinoblastoma é hereditário, enquanto que quando unilateral, significa que não é hereditária. Em consequência do fator hereditário, os pacientes e seus irmãos devem realizar exames periódicos, juntamente com terapia genética para quantificar o risco de desenvolvimento da neoplasia.

O diagnóstico é realizado por meio do exame de fundo de olho, complementado com a ultra-sonografia ocular e pela tomografia computadorizada, do olho, da órbita e sistema nervoso central (SNC).

O tratamento varia com o estágio de evolução que o tumor se encontra. Tumores pequenos habitualmente são tratados com laser (termoterapia ou crioterapia). Tumores médios são tratados por meio de quimioterapia intra-arterial (quimioterápicos injetados diretamente na artéria oftálmica), braquiterapia e laser. Já tumores grandes, normalmente só podem ser tratados por meio da ressecção do globo ocular. Quando há a disseminação (metástase) para o SNC ou para outras partes do organismo, utiliza-se a quimioterapia em associação com a radioterapia.

Quando diagnosticado a tempo, o retinoblastoma pode ser curado e a visão preservada. Contudo, quanto mais tardiamente for detectado, menores são as chances de um bom prognóstico.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Retinoblastoma
http://www.oftalmopediatria.com.br/texto.php?cs=5
https://web.archive.org/web/20101221020300/http://www.oncopediatria.org.br/content/retinoblastoma
https://web.archive.org/web/20090417003557/http://www.cbv.med.br:80/home/txt_leigos.asp?cod=48
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?363
http://www.gustavoguimaraes.com.br/retinoblastoma.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!