Sarcoma

Por Aline Oliveira Silva

Graduação em Biologia (CUFSA, 2010)
Especialização/MBA em Análises Clínicas (Uninove, 2012)

Categorias: Câncer
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Sarcomas são tumores raros e heterogêneos, com uma família variada de tipos, que acometem o tecido conjuntivo, esse que possui a função de conexão, sustentação e preenchimento, e pode aparecer em qualquer parte do corpo. O tecido conjuntivo é constituído por fibroblasto, macrófagos, mastócitos e células mesenquimais e realiza diversas funções nos processos metabólicos do organismo como armazenamento de gordura, que é utilizada na produção de energia, participa da defesa do corpo, coagulação sanguínea e outras diversas funções importantes.

Existem diversos tipos de sarcomas, mais de 50 segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e eles são classificados em dois grandes grupos que são os sarcomas de partes moles e sarcomas ósseos. Os locais mais acometidos são os músculos, ossos, cartilagens e tendões, podendo também acometer os vasos sanguíneos.

A nomenclatura dos sarcomas é definida de acordo com o local de origem, por exemplo, os de origem no tecido adiposo, de gordura, são denominadas lipossarcomas, os de músculo estriados recebem o nome de rabdomiossarcoma, que é o tipo mais comum em partes moles nas crianças.

Alguns dos principais tipos de sarcoma são: os lipossarcomas; os fibrossarcoma; os sarcoma de partes moles alveolar; angiossarcoma; sarcoma de células claras; sarcoma epitelioide; mesenquimoma maligno; tumores dos nervos periféricos malignos; rabdomiossarcoma; sarcoma sinovial; sarcoma pleomórfico indiferenciado, entre vários outros.

O sarcoma de Kaposi é um tipo particular da doença, que acomete principalmente pacientes com imunodeficiência. Cada um dos tipos é caracterizado com diagnóstico, tratamento e prognóstico diferentes.

O sarcoma de Ewing atinge os ossos da pelve, tórax e coxas, particularmente ossos longos como o fêmur e úmero e acomete mais adolescentes. As causam desse tipo de sarcoma também não são claras, porém, mutações genéticas que ocorrem após o nascimento, são associadas.

Dentre os tipos de sarcoma, os mais comuns são os de partes moles que incluem músculos, células de gordura, cartilagens, tendões e nervos periféricos que em geral acomete mais os adultos e o tipo ósseo, que apresenta maior frequência em crianças. Em sua maioria, os sarcomas ocorrem nas extremidades do corpo, como nas pernas e braços.

Como trata-se de uma doença heterogênea, não existem fatores de risco definidos, porém, existem algumas síndromes genéticas que podem estar associadas a maior predisposição do desenvolvimento em alguns casos. A radioterapia e a exposição a algumas substancias químicas também podem aumentar as chances de desenvolvimento da doença.

Sintomas

Não existem sintomas específicos descritos para o sarcoma, em geral, nota-se um caroço, ou nódulos crescendo no local afetado, dores no joelho e coluna, dor abdominal. Outros sintomas como sangue nas fezes ou vômitos e fezes escuras também podem surgir.

Diagnóstico

O diagnóstico médico é realizado a partir da avaliação física dos sintomas do paciente. São indicados exames de imagem como a ressonância magnética nuclear e a tomografia computadorizada. A confirmação do diagnóstico é realizada pela biópsia.

Como não possuem sintomas específicos, os sarcomas acabam recendo um diagnóstico tardio, o que dificulta as chances de sucesso no tratamento.

Tratamento

A principal indicação terapêutica para os sarcomas é a cirurgia, que apresenta maiores chances de cura. O tratamento depende da localização e estadiamento do tumor e ainda se existem metástases. Tratamentos sistêmicos, que são voltados para o corpo todo, também são indicados, como a quimioterapia. Ou ainda, tratamentos locais, como a radioterapia. A quimioterapia e radioterapia podem ainda ser combinadas em casos onde o tumor é grande, no intuito de diminuir a lesão para a retirada cirúrgica.

O tratamento de terapias alvo também vem sendo aplicado, com o uso de novas drogas alvo moleculares, que ao invés de atacar todas as células, são focadas apenas nas células cancerígenas, e apresentam a vantagem de não danificar as células boas do corpo.

Prevenção

Como os sarcomas são de origem inespecífica, é difícil definir estratégias de prevenção da doença. A melhor medida é realizar os check-ups regularmente e ao menor sinal no corpo, procurar o especialista. Algumas medidas, no entanto, podem auxiliar como evitar a exposição a radiações e produtos químicos.

Fontes:

https://www.grupooncoclinicas.com/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/outros/sarcoma/

https://www.bp.org.br/centros-de-especialidades/oncologia/doencas/sarcoma

https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-oncologia/sarcomas/Paginas/diagnosticos.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!