Síndrome da anorexia-caquexia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome da anorexia-caquexia (SAC) trata-se de uma síndrome metabólica complexa, de causas multifatoriais, porém, muito comum em pacientes com neoplasias malignas.

Esta síndrome é caracterizada pelo intenso consumo de tecido adiposo (gordura) e muscular (ambos na mesma intensidade), levando à consequente perda de peso, dentre outras alterações fisiológicas, metabólicas, hormonais e imunológicas. A SAC torna-se mais intensa em decorrência de alterações no paladar e olfato, resultante da evolução tumoral. Além disso, os medicamentos utilizados no tratamento oncológico também contribuem com a anorexia, pois os efeitos adversos do mesmo incluem: náuseas, vômito, diminuição e alteração do apetite, estomatites e enterites.

Dentre os sinais clínicos e sintomas da SAC estão:

O estado nutricional dos pacientes habitualmente é avaliado através da associação de parâmetros clínicos, antropométricos e laboratoriais. A antropometria trata-sede um conjunto de técnicas de mensuração do corpo humano e suas partes, que avalia o efeito do estresse da afecção. Dentre os testes laboratoriais mais comumente utilizados estão: dosagem plasmática de transferrina, proteínas transportadora do retinol, creatinina urinária e albumina sérica.

O tratamento da SAC deve ser feito através do aumento da ingestão oral ou artificial de calorias, além de inibir a perda de massa muscular e de tecido adiposo, por meio de diferentes tratamentos medicamentosos. Primeiramente, se faz necessário solucionar a causa da redução da ingestão de alimentos, tais como náuseas, vômitos, estomatites, obstrução intestinal, dentre outras. Desta forma, torna-se possível oferecer uma melhor qualidade de vida ao paciente oncológico, uma vez que há uma melhora do apetite e ingestão oral de alimentos.

Fontes:
http://www.inca.gov.br/rbc/n_52/v01/pdf/revisao3.pdf
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/15654
http://www.caresearch.com.au/caresearch/tabid/183/Default.aspx

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!