Síndrome de Fournier

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Founier, também conhecida como gangrena de Founier, fasceíte necrosante ou síndrome de Mellené, caracteriza-se por uma infecção aguda dos tecidos moles do períneo, com presença de celulite necrotizante secundária e bactérias anaeróbicas ou gram-negativas, ou ambas.

Esta doença foi relatada pela primeira vez no ano de 1764 por Baurienne, e recebeu esse nome em homenagem ao urologista francês Jean Alfred Founier que descreveu com detalhes a síndrome em trabalhos publicados nos anos de 1863 e 1864.

Nesta afecção encontra-se presente endarterite obliterante, resultando em trombose vascular subcutânea e necrose tecidual. Esta última, por sua vez, secundária a isquemia local e efeito sinérgico das bactérias. A necrose acaba por favorecer a entrada desses microrganismos em áreas anteriormente estéreis.

A síndrome de Founier pode ser idiopática ou pode estar ligada a fatores predisponentes, como alcoolismo, diabetes mellitus, trauma mecânico, procedimentos cirúrgicos, pacientes imunossuprimidos, infecções do trato urinário ou perianais, dentre outros.

Anteriormente era descrita como uma afecção rara; todavia, hoje um fato aparentemente está colaborando para da incidência desta síndrome: o uso abusivo de antibióticos.

O quadro clínico evidencia edema e eritema escrotal doloroso súbito em pacientes sem qualquer queixa, escurecimento do tecido epitelial, progredindo para gangrena, com odor fétido e enfisema subcutâneo no local. Neste momento, ocorre uma melhora da dor, devido ao acometimento dos nervos, o que torna o quadro ainda mais complicado. O paciente também apresenta febre e um quadro grave de toxiinfecção, onde o paciente passa a apresentar náusea, vômito, taquipnéia e alterações mentais.

Ainda não se conhece o motivo da preferência pela região escrotal. Existem diversas hipóteses como: falta de higiene; menor circulação de ar; pregas da pele que alojam bactérias que, por sua vez, penetram na pele após algum trauma; tecido celular subcutâneo muito frouxo facilitando a disseminação; edema em trauma ou pequenas infecções, impedindo que haja uma correta vascularização da região; tromboses extensas de vasos subcutâneos.

O tratamento baseia-se na utilização de antibióticos de amplo espectro, que atacam bactérias anaeróbicas e gram-negativas. O procedimento cirúrgico é indispensável, bem como o tratamento da etiologia quando há a evolução da doença. Outras terapias inclusas são a oxigenoterapia hiperbárica e os triglicerídeos de cadeia média, como, por exemplo, o óleo de girassol.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20110723190300/http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=2589&ReturnCatID=1746
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Fournier
http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/666.pdf
http://www.sbcp.org.br/revista/nbr292/p197_202.htm
http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v36n2/v36n2a01.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!