Síndrome de Sjögren

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Sjögren, também chamada de síndrome de Goujeroti-Sjögren, é uma doença auto-imune crônica, onde o sistema imune do próprio indivíduo ataca equivocadamente as glândulas exócrinas, em especial, as salivares e lacrimais. A primeira pessoa a descrever essa afecção foi o médico oftalmologista sueco Henrik Sjögren, vindo daí o nome dessa síndrome.

Pode ocorrer em indivíduos de todas as idades e qualquer etnia, sendo que a faixa etária predominante de surgimento da doença encontra-se entre os 40 e 50 anos de idade, sendo comum em idades mais avançadas. Do mesmo modo que acontece em outras doenças auto-imunes, costuma afetar muito mais as mulheres do que os homens (nove vezes mais).

A causa ou causas dessa doença não foram ainda esclarecidas, mas é provável que múltiplos fatores estejam envolvidos, como genéticos, viróticos, hormonais ou a associação destes.

Existem duas formas dessa síndrome, são elas:

As manifestações clínicas clássicas são nomeadas como síndrome seco (sicca síndrome), que diz respeito à secura da boca e olhos, conseqüente da redução de produção de saliva e lágrima. É comum a ocorrência de hipertrofia glandular (das parótidas).

O xeroftalmia, termo técnico usado na medicina para definir olhos secos, traduz-se por ardor, comichão, sensação de areia ou corpo estranho e fotofobia. Não ocorre apenas a redução da produção de lágrima, mas também uma alteração da qualidade desta. É comum o aparecimento de dilatação das glândulas lacrimais, infecções oculares, blefarite, podendo levar a infecções mais severas, como úlceras da córnea, queratites ou queratoconjuntivite.

A xerostomia, termo técnico utilizado na medicina para descrever boca seca, apresenta como queixas a sensação de queimadura da boca, disfagia (dificuldade no ato de deglutir), especialmente para alimentos secos. Há uma maior tendência para o desenvolvimento de cáries, estomatite, mau hálito, anomalias do olfato e paladar. Aproximadamente 60% dos indivíduos acometidos pela síndrome apresentam hipertrofia das glândulas salivares.

Embora os alvos principais sejam as glândulas exócrinas, originando um processo inflamatório nestes, é muito freqüente a presença da secura de outros tecidos, como a pele, mucosa nasal e vaginal. Também pode causar problemas em outros locais do corpo, como músculos, articulações, pulmões, rins, tireóide, fígado, pâncreas, estômago, nervos e cérebro, resultando em diferentes sintomas relacionados aos órgãos envolvidos. Alterações psiquiátricas, como mudanças de humor, psicose, demência ou crises de pânico também podem estar presentes.

O diagnóstico é feito com base, principalmente, no quadro clínico, juntamente com os resultados obtidos de exames laboratoriais, de imagem e histológicos. O estudo imunológico também é importante, pois permite verificar se há a presença de anticorpos tipicamente encontrados nessa doença (anti-SSA e anti-SSB), embora não esteja necessariamente presente.

Não existe cura para esta síndrome e nem um tratamento específico para restabelecer permanentemente a função secretora das glândulas exócrinas. Deste modo, o tratamento é sintomático e de suporte, utilizando-se medicamentos, lágrimas artificiais, costicosteróides, entre outros. Podem ser utilizados anti-inflamatórios não-esteróides para tratar sintomas músculo-esqueléticos.

Recomenda-se molhar a boca com água freqüentemente, além de estimular a produção de saliva através de chicletes e rebuçados sem açúcar, pilocarpina em comprimidos, uso de bromexina ou saliva artificial em spray ou pastilhas. Para os lábios secos deve-se utilizar hidratantes labiais; para a secura da mucosa nasal, utilizar loções em cremes hidratantes; para a secura vaginal, utilizar cremes o gel lubrificantes.

Normalmente a evolução da síndrome de Sjögren é lenta e de forma benigna. No entanto, pode piorar ou se estabilizar, mas não ocorre remissão, como é possível em outras doenças auto-imunes.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Sj%C3%B6gren
https://web.archive.org/web/20130227015601/http://drashirleydecampos.com.br:80/noticias/13304
https://web.archive.org/web/20090206102857/http://abonet.com.br:80/abo/696/959-963.pdf
https://web.archive.org/web/20111005044317/http://www.reumatorj.com.br:80/doencas/sjogren.pdf
https://web.archive.org/web/20120104074106/http://www.spmi.pt/docs/nedai/sindromesjogren.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!