Síndrome de Swyer-James-MacLeod

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Swyer-James-MacLeod, também conhecida como síndrome do pulmão hiperluzente unilateral, trata-se de uma desordem rara ligada à bronquite e bronqueolite obliterante.

Foi primeiramente descrita por Swyer e James, no ano de 1953, em um menino de 6 anos de idade e é caracterizada por hipoplasia e/ou agenesia das artérias pulmonares, resultando em hipoperfusão das artérias pulmonares.

Embora a patogênese ainda não tenha sido completamente elucidada, acredita-se que uma infecção respiratória preceda (na infância ou adolescência) o surgimento desta síndrome.

As manifestações clínicas variam. Alguns pacientes são assintomáticos; todavia, nos que não são a síndrome inicia-se com tosse crônica produtiva, dispneia e hemoptise. Em parte dos casos habitualmente o paciente apresenta histórico de infecções respiratórias durante a infância, especialmente de etiologia viral.

Durante o exame físico, o médico pode observar a presença de diminuição do murmúrio vesicular, estertores e roncos em todo o pulmão envolvido, hiperressonância e um hemitórax que varia de normal a pequeno do lado acometido. Já o teste de função pulmonar aponta obstrução ventilatória de leve a moderada.

O diagnóstico normalmente é estabelecido na infância em pacientes sintomáticos. Todavia, quando o paciente é assintomático, o diagnóstico costuma ser tardio, quando o mesmo realiza uma radiografia torácica por outros motivos. Nesses casos, observa-se uma radioluzência pulmonar anormal situada somente em um dos lados do pulmão (unilateral), com redução do padrão vascular, um tamanho normal ou reduzido do pulmão acometido.

A cintilografia ventilatório-perfusional tem como objetivo encontrar a afecção não diagnosticada no pulmão contralateral, além de contribuir com o diagnóstico diferencial. Outra opção, considerada mais sensível do que a radiografia e a cintilografia, é a tomografia computadorizada. Esta última é mais eficiente na evidenciação de regiões pulmonares hiperluzentes e superior ao apontar sua extensão e distribuição.

O tratamento desta síndrome é conservador, baseado nos sintomas apresentados pelo paciente. O uso de antibióticos tem sido sugerido, mas habitualmente é reservado para episódios de pneumonia bacteriana aguda. Já a ressecção cirúrgica das partes pulmonares envolvidas é indicada para pacientes com bronquiectasias localizadas, nos quais os sintomas levam ao comprometimento de suas atividades diárias.

Fontes:
http://es.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Swyer-James-McGLeod
http://emedicine.medscape.com/article/361906-overview
http://www.jornaldepneumologia.com.br/PDF/1999_25_1_10_portugues.pdf
http://jmedicalcasereports.com/content/5/1/2

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!