Síndrome do Túnel do Tarso

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A síndrome do túnel do tarso, também chamada de síndrome do túnel tarsal, ou ainda compressão do nervo tibial do tornozelo, consiste em um doloroso transtorno que acomete o pé, caracterizada pela compressão do nervo tibial em seu caminho pelo túnel tarsal.

Esta síndrome é decorrente de situações que levam a um aumento de pressão no interior do túnel do tarso, como em casos de inflamação ou aumento dos tecidos moles ao redor do nervo tibial, como nos casos de sequelas de fraturas, cistos sinoviais, tumores, varizes e inchaço decorrente do diabetes.

Clinicamente, os pacientes apresentam dor na sola do pé, comumente descrevendo-a como uma sensação de queimação ou de formigamento. Pode haver a intensificação dos sintomas durante a prática de exercícios físicos, quando em pé ou por andar por longo período de tempo. Os sintomas ficam mais brandos quando em repouso. Caso o quadro se agrave, pode haver fraqueza e atrofia do pé.

O diagnóstico comumente é alcançado por meio do historio clínico e exame físico. Neste último, é possível perceber o sinal de Tinel positivo, que é uma sensação de choque ou formigamento que se estende por todo o pé, quando se pressiona o nervo no ponto de maior compressão. Exames imagiológicos podem apontar lesões osteoarticulares, juntamente com a eletroneuromiografia, que pode apontar a diminuição da velocidade de condução sensitiva através do tornozelo, confirmando o diagnóstico.

O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo do quadro apresentado pelo paciente. No primeiro caso, pode ser recomendado o uso de anti-inflamatórios e repouso. Em casos de pacientes com pronação, podem ser utilizadas palmilhas ortopédicas. Fisioterapia também pode ser útil no tratamento desta síndrome. Além disso, injeção de cortisona pode auxiliar no alívio temporário dos sintomas. Caso o tratamento não cirúrgico não resolva o problema, deve-se partir para a cirurgia. Este procedimento visa liberar o retináculo flexor.

Fontes:
http://www.ceo-ortopedia.com.br/sindrome_tunel_tarso.pdfhttp://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/reumato/tarso1.htmhttp://www.nervus.com.br/o-que-tratamos/compressao-do-nervo-tibial-no-tornozelo-sindrome-do-tunel-do-tarso/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Síndromes
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: