Síndrome Respiratória do Oriente Médio

A síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), também chamada de síndrome respiratória coronavírus do Oriente Médio, trata-se de uma desordem que foi identificado pela primeira vez em abril de 2012 na Arábia Saudita, que têm se propagado com rapidez e que apresenta elevada mortalidade, de acordo com estudos realizados em hospitais sauditas.

mersDe abril de 2012 a junho de 2013, foram registrados 64 casos da MERS, dos quais 38 pacientes faleceram, o que representa uma mortalidade de 59%.

O vírus da MERS pertence à mesma família do vírus responsável pela síndrome da angústia respiratória (SARS), que causou aproximadamente 800 mortes no ano de 2003.

A contaminação ocorre por meio de perdigotos expelidos durante tosse ou espirros e também através do contato físico com um indivíduo infectado, como durante aperto de mãos ou abraço. Além disso, o vírus pode espalhar-se por fômites ou superfícies contaminadas.

A incubação deste coronavírus dura em torno de quatro dias. As manifestações clínicas iniciam-se com febre alta e tosse branda, que pode persistir por vários dias, podendo evoluir para pneumonia. Alguns pacientes também podem apresentar sintomas gastrointestinais.

Para o estabelecimento do diagnóstico é recomendado obter amostras de secreções das vias aéreas inferiores, sempre que possível.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças Americano emitiu um comunicado pata todos os hospitais do país para manterem-se atentos aos pacientes que apresentam sintomas de gripe e que passaram recentemente pelo Oriente Médio.

Até o momento não existe tratamento e nem controle específicos para o vírus da MERS. A recomendação dos médicos é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, especialmente após o contato com ambientes públicos, não tocar nos olhos, na boca ou no nariz, bem como evitar o contato com pessoas doentes.

Fontes:
http://saude.terra.com.br/oms-determina-novo-coronavirus-como-sindrome-respiratoria-do-oriente-medio,4db08baa07cce310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/silencio_saudita_sobre_sindrome_respiratoria_expoe_mundo_a_risco.html
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/06/novo-coronavirus-apresenta-letalidade-de-65-em-estudo-dos-eua.html
Foto: http://www.upi.com/Health_News/Blog/2013/06/17/MERS-outbreak-infected-10-in-Jordan-in-2012-study-shows/4041371486360/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.