Sinusite

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Os ossos da fronte e da face contém cavidades, chamadas seios, que comunicam com a cavidade do nariz. Tais são os seios maxilares (antros de Highmore*) dos ossos da face, os seios frontais dos ossos da testa, sobre os olhos, os seios etmoidais da abóbada do nariz. Quando a mucosa que forra esses seios se inflama e produz catarro ou pus, tem-se o que se chama uma sinusite; pode ser devido às seguintes causas, que agem sozinhas ou combinadas como fatores predisponentes:

  1. Drenagem inadequada por processo obstrutivo (desvio de septo, pólipos, etc.)
  2. Rinite crônica;
  3. Debilidade geral, como a que se segue a doença séria;
  4. Exposição e variação exageradas de temperatura ou umidade, ou então ambas associadas;
  5. Fatores emocionais;
  6. Mudanças bruscas da pressão intranasal;
  7. Abscessos dentários (maxilares);
  8. Alergia;

Localização dos seios da face, onde ocorre a sinusite. Ilustração: Trzmiel / Shutterstock.com

Os germes, os mais variados, podem ser a causa das sinusites. Há então dores na região dos seios faciais, que podem ser muito agudas, às vezes por acessos repentinos, corrimento mucopurulento (nasal), e em certos casos perturbações oculares. Quando é o seio maxilar, as dores estendem-se pela face ao olho e até ao ouvido; quando é o seio frontal há dor de cabeça e peso sobre os olhos. Este estado pode complicar os defluxos.

CAIRO, Nilo. Guia de Medicina Homeopática. São Paulo: Lomelino,  Silva & Cia. 1965.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: